A identidade visual da Casa da Música, no Porto, foi considerada a melhor do ano pelo jornal norte-americano International Herald Tribune, num artigo assinado por Alice Rawshtorn, uma das mais conceituadas criticas internacionais de design.
“A identidade visual (do ano de 2007) é o logótipo dinâmico criado por Stefan Sagmeister para a Casa da Música, no Porto”, considera Alice Rawshtorn no artigo que abre a secção Estilo e Design daquele jornal.
O logótipo da Casa da Música foi apresentado, em meados de Abril, pelo seu autor, o designer austríaco Stefan Sagmeister, tendo como principal característica o facto de mudar de cor como um camaleão, adaptando-se à situação que o rodeia.
O logótipo utiliza a forma de cristal (ou meteorito) do edifício projectado pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas, visto de seis diferentes ângulos (os quatro lados, o topo e a base).
Para resolver os habituais problemas de adaptação das cores de um logótipo a diferentes situações, Stefan Sagmeister optou por um logótipo camaleão, que muda de cor consoante o contexto em que é utilizado.
A Casa da Música, situada na Praça Mousinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista), Porto, é um projecto do arquitecto holandês Rem Koolhaas, concebido no âmbito do Porto 2001, Capital Europeia da Cultura.
0 comentários:
Enviar um comentário