Subscribe:

segunda-feira, 4 de maio de 2009

A Realidade Aumentada (Augmented Reality) na publicidade

A nova moda na publicidade é fazer uso da realidade aumentada ( AR: Augmented Reality), que resumindo é misturar elementos do mundo “de verdade” com o virtual, tudo processado em tempo real.

Ou sendo ainda mais prático: é aquele papel com um símbolo estranho que você imprime, coloca em frente à webcam/telemóvel e vê um objecto aparecer no ecrã.

Obviamente as aplicações podem ser bem maiores do que essa, como neste projecto da BMW.

Exemplo: O vídeo mostra um teste com uma realidade aumentada misturada com Papervision, o que torna os objectos toscos e estácticos em animações engraçadas:



Papervision - Augmented Reality (extended) from Boffswana on Vimeo.







São tantas “acções” destas a aparecer ultimamente, que a realidade aumentada já parece antiga, mas ela pode-se mostrar muito poderosa nos próximos anos.
Porém, como toda tecnologia o que vai importar é o uso que fazemos dela, a pertinência disso dentro de uma idéia maior.

A realidade aumentada é vista como uma tendência publicitária, mas só vai valer a pena se fizermos coisas tão boas ou melhores do que isto:

levelHead v1.0, 3 cube speed-run (spoiler!) from Julian Oliver on Vimeo.

0 comentários: