Subscribe:

segunda-feira, 4 de maio de 2009

A realidade aumentada em Portugal

JN
2009-04-09
CATARINA CRUZ
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1195512

Os Blasted Mechanism revelaram, esta quarta-feira, na festa de apresentação do novo disco, nos Açores, todos os segredos de "Mind at large", CD que marca nova fase da banda. A tecnologia de "realidade aumentada" era a novidade e fascinou a plateia.

A Lagoa das Sete Cidades, na ilha de São Miguel, foi a escolha óbvia para apresentar o disco, revela Valdjiu, fundador do grupo. Esta cratera com fogo no interior e água a cobri-lo simboliza o equilíbrio que querem transmitir com o disco, activando, assim, o triângulo ascendente que figura na capa e que simboliza a energia da acção. "O símbolo desperta o movimento e daí o primeiro single ser 'Start to move'", conta Valdjiu. O álbum, que teve como primeiro nome "Gaia", contém a energia da consciência da terra, filosofia que está presente em todo o percurso e música dos Blasted. Estes símbolos traduzem, também, uma nova realidade: a "realidade aumentada".

Esta tecnologia é uma das maiores surpresas deste trabalho e uma das formas que os Blasted encontraram para encurtar a distância com os ouvintes e valorizar o objecto disco. Com esta aplicação, o disco torna-se num elemento interactivo, que cruza o conceito de álbum, site e jogo, segundo revela Frederico Ferreira, da empresa NIXFUSTE, que desenvolveu este projecto com a banda. Apesar de existir desde os anos 90, esta tecnologia nunca tinha sido aplicado num disco.

Para aceder à "realidade aumentada", é necessário ter a capa do álbum, uma webcam e acesso ao site da banda. Depois, há que colocar os símbolos, que funcionam como códigos, frente à webcam, activando, assim, as aplicações que se descarregam do site. A partir daí, é ser surpreendido com todo o material que os Blasted queiram oferecer aos ouvintes. As possibilidades são imensas.

Os primeiros aplicativos, disponíveis na próxima segunda-feira, quando o álbum for colocado à venda, farão os músicos surgir no ecrã, em 3D, com uma sonoridade associada a cada um deles. Conforme a distância a que os símbolos estiverem da webcam assim se controlará o volume, tornando o disco num objecto criativo também para os ouvintes. Esta tecnologia poderá também ser descarregada para telemóveis.

0 comentários: