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sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Europe’s West Coast - Governo lança Nova Imagem de Portugal

Portugal Europe’s West Coast é a assinatura da nova campanha de promoção do país que pretende alterar a percepção externa da imagem de Portugal, posicionando-o como o País moderno, inovador e empreendedor que já é na realidade.

A campanha associa o país ao Oeste da Europa (Europe’s Weast Coast) e a conceitos de modernidade, inovação, tecnologia, empreendorismo e qualidade de vida, promovendo Portugal como um todo, desde o turismo, economia, comércio e cultura, e qualificando a oferta dos recursos, pessoas e produtos nacionais.
O dia 13 de Dezembro marca o arranque da campanha, aproveitando o momento mediático da assinatura do Tratado de Lisboa pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 países-membros da União Europeia.

Em paralelo serão também abordados os significativos avanços nas energias alternativas, área onde Portugal lidera: regista um dos maiores crescimentos na utilização de energia eólica e possui a maior central solar do mundo, em Moura.

A campanha explora a ligação com os talentos nacionais com expressão internacional como Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Nelson Évora, Vanessa Fernandes, Mariza, Miguel Câncio Martins, Maria do Carmo Fonseca e Joana Vasconcelos, os oito rostos que serão utilizados nesta campanha, entendidos como símbolos de um Portugal moderno e vencedor.

O autor das imagens da campanha de promoção, o inglês Nick Knight, é um dos mais conceituados fotógrafos mundiais. Através da sua objectiva, o país é captado de uma forma criativa, dinâmica e inovadora.

A campanha será promovida nos mercados nacional e internacional - Alemanha, Espanha, França e Reino Unido -, em publicações de grande prestígio, tais como The Economist, Conde Nast Traveller, Time, Newsweek, Vogue, Stern , Le Monde2, Le Fígaro Magazine, El Pais e El Mundo.

A apresentação desta campanha teve lugar, em simultâneo, em Lisboa e no Porto, respectivamente, no Pavilhão de Portugal e na Casa de Serralves, em sessões presididas pelo Ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, e pelo Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.

Além de anúncios de imprensa, será colocada publicidade exterior nos locais mais emblemáticos da cidade de Lisboa e do Porto, como o Palácio Foz, o Centro Cultural de Belém, o Teatro D. Maria e a Casa da Música.

Esta campanha pretende ser uma alavanca na captação de investimento e na atracção de talento, visando tornar o país mais competitivo, consolidando ao mesmo tempo a sua imagem de grande destino turístico e o seu cariz cultural.

De acordo com o ranking do Banco Mundial, Portugal está entre os 40 melhores países para fazer negócios, é o segundo país mais desenvolvido da Europa em práticas de governação electrónica e um líder mundial na utilização de energias alternativas.

Portugal está também entre os países mais desenvolvidos do mundo, ocupando a 29.ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU e é o 19.º país mais procurado para turismo, segundo o ranking da World Tourism Organization.

Todas estas mais-valias, feitos e capacidades merecem ser divulgados e projectados no exterior para se mostrar verdadeiramente uma imagem do País adequada à realidade.

Este projecto do Ministério da Economia e da Inovação, realizado pelo Turismo de Portugal e pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), tem o apoio do PRIME.