Subscribe:

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Mazda mistura Realidade Aumentada com QR Code e GPS


A Realidade aumentada está a transformar-se em algo usual para o uso das agências de comunicação e marketing. No entanto há umas que se esforçam para não deixar a tecnologia cair no comum e perder o encanto, tendo a difícil tarefa de adaptá-la de forma criativa e original.

No Reino Unido, a JWT acabou de lançar uma campanha hi-tech para a Mazda, que utiliza a plataforma Layar de Realidade Aumentada Móvel, para fornecer aos usuários de smartphones o caminho para encontrar o concessionário mais próximo. O melhor nesse serviço é que ele integra um sistema de GPS do Google, o que facilita na hora de apontar os locais desejados.

A Layar é uma plataforma disponível para telemóveis que utilizam o sistema operacional Android, do Google.

Neste caso, o usuário tem que tirar uma foto com o seu smartphone a um código bi-dimensional (QR Code) encontrado em revistas britânicas especializadas, para se conectar com os revendedores.

Após registrar a imagem gravada do código, o aplicativo é habilitado, mostrando todos os concessionários da Mazda disponíveis nas imediações.

Dez mil aplicativos como este já foram instalados em menos de 2 dias.
Veja o vídeo demo:

Vauxhall Coin’s Car | Carro coberto com moedas

Um automóvel Opel Astra foi estacionado na estação de metro Liverpool Street, de Londres, todo coberto com moedas que, somadas, equivalem a algo em torno de £ 2.000.

Dezenas de passageiros que passavam pela estação, na manhã de ontem, não mediram esforços para invadir a área e pegar o maior número de moedas possível.

A emboscada foi criada para a Vauxhall, subsidiária da General Motors. A construtora está promovendo a queda no preço do novo Astra, que chegou até menos £ 2.000 no valor tradicional do automóvel.

Confira o making of:

Warner Bros. inicia campanha viral de “Sherlock Holmes”

Nada mais apropriado do que uma campanha viral, com pistas e mistérios, para um filme de detetive, certo?

Pois foi a mesma coisa que a Warner Bros. pensou, dando início hoje ao esforço online para o “Sherlock Holmes” dirigido por Guy Ritchie.

Há algumas horas, a WB Pictures revelou no Twitter uma estranha URL: http://94.236.57.221/. A página traz cinco caixas vazias e um ponto de interrogação, e quem descobrir a senha é levado para um vídeo misterioso com um homem encapuzado, além de um cadastro de email que diz que Sherlock Holmes precisa da sua ajuda.

A pista dada foi dada por esta imagem, um poster com a personagem Irene Adler, interpretada por Rachel McAdam’s. Aí foi fácil: “I R E N E”. É um começo tímido, mas uma mensagem no site avisa para ninguém subestimar a gravidade dos próximos eventos.
“Sherlock Holmes” estreia nos EUA no Natal deste ano.

100 anos de efeitos visuais

Um clipe de 5 minutos que nos passeia por mais de um século de efeitos especiais do cinema.

O futuro chegou (ou quase): Pepsi cria anúncio impresso com vídeo

Em mais um daqueles casos de “eu fiz primeiro!”, a Pepsi divulgou um anúncio impresso com vídeo na edição de setembro da revista Entertainment Weekly.
Num ecrã do tamanho de um celular, serão exibidos clipes de séries da CBS, já que a Pepsi é a patrocinadora do horário nobre das segundas-feiras na emissora.
Quando abrir a página do anúncio na revista, o leitor verá um vídeo de introdução, com os actores de “The Big Bang Theory”, explicando como interagir com a peça.
São cinco diferentes botões, que trazem clipes das séries “How I Met Your Mother,” “Two and a Half Men,” além de trailers das novas produções da CBS e, claro, um comercial da Pepsi.


Apenas os assinantes de Los Angeles e Nova York da Entertainment Weekly é que receberão a revista especial. Segundo a Americhip, fabricante do hardware utilizado no anúncio, o chip pode comportar até 40 minutos de vídeo. É a mesma tecnologia rudimentar aplicada naqueles cartões musicais de aniversário.
Apesar da “evolução” frente ao GIF animado da Esquire, obviamente não é nada parecido com aqueles jornais e revistas eletrónicas, que se actualizam em tempo real, que vimos em filmes como “Minority Report” e “Filhos da Esperança”. Mas o que importa mesmo para a Pepsi é poder dizer: “o primeiro anúncio de revista com vídeo do mundo”.