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segunda-feira, 4 de maio de 2009

Realidade Aumentada em FLASH

Quando falamos em realidade aumentada, referimo-nos a um sistema que combina elementos virtuais com elementos reais, criando interactividade entre ambos e com processamento em tempo real.
Actualmente o Japonês SAQOOSHA, desenvolveu uma Library em AS3, denominada por FLARToolKit, desenvolvida a partir de uma outra library de realidade aumentada desenvolvida em C, ARToolKit, oferecendo deste modo a capacidade aos developers de FLASH de criarem aplicações no âmbito da Realidade Aumentada, e que poderão ser aproveitadas nas mais diversas áreas, desde publicidade, engenharia, entretenimento, etc…
Sem dúvida uma grande mais valia, principalmente quando aliada as novas capacidades 3D do Flash Player 10, ou a outras frameworks como Papervision 3D.
Deixo aqui um vídeo demonstrativo, destas capacidades e daquilo que se poderá fazer no futuro em Realidade Aumentada, quanto a mim, espero que o curso que irei frequentar de Papervision 3D me comece a dar outras perspectivas de desenvolvimento de aplicações na Plataforma FLASH.


Twitter + tshirt = Realidade Aumentada (Augmented Reality)

Imagine os seus comentários no twitter a surgir na sua tshirt.

Acha que isso é impossível?

O pessoal da Squidder não acha. Eles combinaram a tecnologia de Realidade Aumentada (Augmented Reality) com o Twitter para criarem uma “tshirt interativa” que exibe a sua última actualização na rede social.

Confira o vídeo da demonstração:



Infografia em Realidade Aumentada

Aqui fica mais um projecto interessante sobre o conceito de Realidade Aumentada!

Espero ver alguns projectos deste género a serem desenvolvidos pelas nossas bibliotecas e arquivos, em Portugal, a curto prazo! O desenvolvimento e disponibilização destes novos serviços aumenta em muito o potencial investido no cross-media global de cada organização.

Tudo depende da capacidade de inovação, estratégia, método e trabalho de cada Sistema de Informação (Bibliotecas, Arquivos, Empresas, etc.).



A realidade aumentada em Portugal

JN
2009-04-09
CATARINA CRUZ
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1195512

Os Blasted Mechanism revelaram, esta quarta-feira, na festa de apresentação do novo disco, nos Açores, todos os segredos de "Mind at large", CD que marca nova fase da banda. A tecnologia de "realidade aumentada" era a novidade e fascinou a plateia.

A Lagoa das Sete Cidades, na ilha de São Miguel, foi a escolha óbvia para apresentar o disco, revela Valdjiu, fundador do grupo. Esta cratera com fogo no interior e água a cobri-lo simboliza o equilíbrio que querem transmitir com o disco, activando, assim, o triângulo ascendente que figura na capa e que simboliza a energia da acção. "O símbolo desperta o movimento e daí o primeiro single ser 'Start to move'", conta Valdjiu. O álbum, que teve como primeiro nome "Gaia", contém a energia da consciência da terra, filosofia que está presente em todo o percurso e música dos Blasted. Estes símbolos traduzem, também, uma nova realidade: a "realidade aumentada".

Esta tecnologia é uma das maiores surpresas deste trabalho e uma das formas que os Blasted encontraram para encurtar a distância com os ouvintes e valorizar o objecto disco. Com esta aplicação, o disco torna-se num elemento interactivo, que cruza o conceito de álbum, site e jogo, segundo revela Frederico Ferreira, da empresa NIXFUSTE, que desenvolveu este projecto com a banda. Apesar de existir desde os anos 90, esta tecnologia nunca tinha sido aplicado num disco.

Para aceder à "realidade aumentada", é necessário ter a capa do álbum, uma webcam e acesso ao site da banda. Depois, há que colocar os símbolos, que funcionam como códigos, frente à webcam, activando, assim, as aplicações que se descarregam do site. A partir daí, é ser surpreendido com todo o material que os Blasted queiram oferecer aos ouvintes. As possibilidades são imensas.

Os primeiros aplicativos, disponíveis na próxima segunda-feira, quando o álbum for colocado à venda, farão os músicos surgir no ecrã, em 3D, com uma sonoridade associada a cada um deles. Conforme a distância a que os símbolos estiverem da webcam assim se controlará o volume, tornando o disco num objecto criativo também para os ouvintes. Esta tecnologia poderá também ser descarregada para telemóveis.

A Realidade Aumentada (Augmented Reality) na publicidade

A nova moda na publicidade é fazer uso da realidade aumentada ( AR: Augmented Reality), que resumindo é misturar elementos do mundo “de verdade” com o virtual, tudo processado em tempo real.

Ou sendo ainda mais prático: é aquele papel com um símbolo estranho que você imprime, coloca em frente à webcam/telemóvel e vê um objecto aparecer no ecrã.

Obviamente as aplicações podem ser bem maiores do que essa, como neste projecto da BMW.

Exemplo: O vídeo mostra um teste com uma realidade aumentada misturada com Papervision, o que torna os objectos toscos e estácticos em animações engraçadas:



Papervision - Augmented Reality (extended) from Boffswana on Vimeo.







São tantas “acções” destas a aparecer ultimamente, que a realidade aumentada já parece antiga, mas ela pode-se mostrar muito poderosa nos próximos anos.
Porém, como toda tecnologia o que vai importar é o uso que fazemos dela, a pertinência disso dentro de uma idéia maior.

A realidade aumentada é vista como uma tendência publicitária, mas só vai valer a pena se fizermos coisas tão boas ou melhores do que isto:

levelHead v1.0, 3 cube speed-run (spoiler!) from Julian Oliver on Vimeo.

Realidade aumentada

Ando doido a experimentar e a estudar a tecnologia da realidade aumentada.
Após experimentar os casos da BMW com o Z4 e da Toyota com o IQ, descobri este vídeo que representa a realidade aumentada aplicada de uma maneira que nunca imaginei.


AR scratching from vanderlin on Vimeo.



Nike comemora o 26° título paulista do Corinthians

Este domingo foi o dia final de diversos campeonatos estaduais brasileiros.
Sendo assim, veja os dois anúncios da Nike para comemorar o 26° título paulista do Corinthians, incluindo um vídeo exclusivo para internet.

O primeiro é mais provocativo, será que os adeptos do Santos vão reclamar?
A criação é da F/Nazca.