segunda-feira, 4 de maio de 2009
Realidade Aumentada em FLASH
Twitter + tshirt = Realidade Aumentada (Augmented Reality)
Imagine os seus comentários no twitter a surgir na sua tshirt.
Acha que isso é impossível?
O pessoal da Squidder não acha. Eles combinaram a tecnologia de Realidade Aumentada (Augmented Reality) com o Twitter para criarem uma “tshirt interativa” que exibe a sua última actualização na rede social.
Confira o vídeo da demonstração:
Infografia em Realidade Aumentada
Aqui fica mais um projecto interessante sobre o conceito de Realidade Aumentada!
Espero ver alguns projectos deste género a serem desenvolvidos pelas nossas bibliotecas e arquivos, em Portugal, a curto prazo! O desenvolvimento e disponibilização destes novos serviços aumenta em muito o potencial investido no cross-media global de cada organização.
Tudo depende da capacidade de inovação, estratégia, método e trabalho de cada Sistema de Informação (Bibliotecas, Arquivos, Empresas, etc.).
A realidade aumentada em Portugal
2009-04-09
CATARINA CRUZ
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1195512
Os Blasted Mechanism revelaram, esta quarta-feira, na festa de apresentação do novo disco, nos Açores, todos os segredos de "Mind at large", CD que marca nova fase da banda. A tecnologia de "realidade aumentada" era a novidade e fascinou a plateia.
A Lagoa das Sete Cidades, na ilha de São Miguel, foi a escolha óbvia para apresentar o disco, revela Valdjiu, fundador do grupo. Esta cratera com fogo no interior e água a cobri-lo simboliza o equilíbrio que querem transmitir com o disco, activando, assim, o triângulo ascendente que figura na capa e que simboliza a energia da acção. "O símbolo desperta o movimento e daí o primeiro single ser 'Start to move'", conta Valdjiu. O álbum, que teve como primeiro nome "Gaia", contém a energia da consciência da terra, filosofia que está presente em todo o percurso e música dos Blasted. Estes símbolos traduzem, também, uma nova realidade: a "realidade aumentada".
Esta tecnologia é uma das maiores surpresas deste trabalho e uma das formas que os Blasted encontraram para encurtar a distância com os ouvintes e valorizar o objecto disco. Com esta aplicação, o disco torna-se num elemento interactivo, que cruza o conceito de álbum, site e jogo, segundo revela Frederico Ferreira, da empresa NIXFUSTE, que desenvolveu este projecto com a banda. Apesar de existir desde os anos 90, esta tecnologia nunca tinha sido aplicado num disco.
Para aceder à "realidade aumentada", é necessário ter a capa do álbum, uma webcam e acesso ao site da banda. Depois, há que colocar os símbolos, que funcionam como códigos, frente à webcam, activando, assim, as aplicações que se descarregam do site. A partir daí, é ser surpreendido com todo o material que os Blasted queiram oferecer aos ouvintes. As possibilidades são imensas.
Os primeiros aplicativos, disponíveis na próxima segunda-feira, quando o álbum for colocado à venda, farão os músicos surgir no ecrã, em 3D, com uma sonoridade associada a cada um deles. Conforme a distância a que os símbolos estiverem da webcam assim se controlará o volume, tornando o disco num objecto criativo também para os ouvintes. Esta tecnologia poderá também ser descarregada para telemóveis.
A Realidade Aumentada (Augmented Reality) na publicidade
A nova moda na publicidade é fazer uso da realidade aumentada ( AR: Augmented Reality), que resumindo é misturar elementos do mundo “de verdade” com o virtual, tudo processado em tempo real.
Ou sendo ainda mais prático: é aquele papel com um símbolo estranho que você imprime, coloca em frente à webcam/telemóvel e vê um objecto aparecer no ecrã.
Obviamente as aplicações podem ser bem maiores do que essa, como neste projecto da BMW.
Exemplo: O vídeo mostra um teste com uma realidade aumentada misturada com Papervision, o que torna os objectos toscos e estácticos em animações engraçadas:
Papervision - Augmented Reality (extended) from Boffswana on Vimeo.
São tantas “acções” destas a aparecer ultimamente, que a realidade aumentada já parece antiga, mas ela pode-se mostrar muito poderosa nos próximos anos.
Porém, como toda tecnologia o que vai importar é o uso que fazemos dela, a pertinência disso dentro de uma idéia maior.
A realidade aumentada é vista como uma tendência publicitária, mas só vai valer a pena se fizermos coisas tão boas ou melhores do que isto:
levelHead v1.0, 3 cube speed-run (spoiler!) from Julian Oliver on Vimeo.
Realidade aumentada
Após experimentar os casos da BMW com o Z4 e da Toyota com o IQ, descobri este vídeo que representa a realidade aumentada aplicada de uma maneira que nunca imaginei.
AR scratching from vanderlin on Vimeo.
Nike comemora o 26° título paulista do Corinthians
Sendo assim, veja os dois anúncios da Nike para comemorar o 26° título paulista do Corinthians, incluindo um vídeo exclusivo para internet.