Subscribe:

sexta-feira, 1 de maio de 2009

ESAD/LAB

O ESAD/LAB consiste num plano de formação aberta da ESAD, que reflecte a identificação de áreas, relevantes e emergentes, nas quais a oferta formativa é considerada inexistente ou insuficiente.
Esse plano visa responder às crescentes necessidades, não apenas dos licenciados em Design e em Artes, mas de todos os profissionais que pretendam, de uma forma contínua, adquirir novos conhecimentos e actualizar e aprofundar competências já adquiridas.
Este mês foram lançados 25 novos cursos de formação aberta. Os cursos do ESAD/LAB são creditados, permitindo que os alunos usufruam do Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS).

lab@esad.pt www.esad.pt/lab

Conferência de Artes Gráficas e Inovação

A EPBJC Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, criada em 1989, tem como missão a formação de cidadãos, dotando-os com os saberes e competências, que lhe dêem acesso ao direito do exercício digno de uma profissão.
É uma instituição sem fins lucrativos visando o desenvolvimento integral do indivíduo.

No âmbito do Curso Técnico de Artes Gráficas, a Escola teve a iniciativa de promover a 1ª Conferência de Artes Gráficas, nos dias 4 e 5 de Maio, no IPJ do Parque das Nações, em Lisboa. O tema aglutinador desta conferência é ‘Artes Gráficas e Inovação’ e integra-se no âmbito do Ano Europeu da Criatividade e Inovação 2009.


Mais informações: http://www.epbjc.pt/

Prémio de Design SEAT/Automagazine


O prémio de Design SEAT/Automagazine vai na sua quinta edição e este ano conta com o apoio da revista Marketeer e do Jornal OJE.

Destina-se a estimular o design automóvel em Portugal e a premiar a criatividade dos estudantes portugueses.

O vencedor ganhará um estágio de seis meses no Centro de Design da SEAT, em Barcelona, com uma bolsa de apoio ao estágio no valor de 2500 Euros. Os segundo e terceiro premiados receberão assinaturas anuais das revistas de automóveis do grupo Motorpress Lisboa.

Este ano o tema volta a centrar-se na mulher: o que espera a mulher moderna de um automóvel concebido a pensar em si?

O júri, presidido por Luc Donckerwolke, director de design da SEAT, avaliará os projectos tendo em conta a sua originalidade, potencial industrial e comercial e fidelidade ao conceito global ‘Um SEAT para a mulher moderna’.

Scarab | David Gonçalves

‘Então, de que modo podem os transportes públicos e privados ser redefinidos, de forma a providenciar independência e um espaço pessoal, mas de um modo sustentável?’
Este foi o título da tese de Mestrado em Design e Transportes, de David Gonçalves, realizada na Universidade de Coventry, UK, e concluída com o grau de Distinção, em Setembro de 2008.

O objectivo deste projecto foi o de desenvolver linhas de orientação e uma solução holística para um novo sistema de transporte urbano, composto por veículo e infra-estrutura, de uma maneira sustentável e adaptável a diversos contextos urbanos; a solução genérica foi exemplificada através de um projecto de design que servirá de referência e que tem o nome de SCARAB (na imagem).

O veículo tem uma bateria permanente e 3 opções de energia e concede aos utilizadores uma liberdade de movimento semelhante à dos motociclos mas com a vantagem de ter uma cabine protegida dos elementos naturais e compartimentos de bagagem; pode ser operado em diferentes posições, dependendo da velocidade, e é parqueado verticalmente.
Para mais informações sobre este e outros projectos:

PND Prémios Nacionais de Design 2009

Serão lançados em Maio os Prémios Nacionais de Design, edição de 2009.
O Prémio Sena da Silva visa distinguir e promover as melhores práticas de Design que contribuam para a inovação, a competitividade, o desenvolvimento económico e seus impactos na sociedade.
O Prémio Daciano da Costa pretende distinguir e promover as capacidades e competências de jovens designers de Produto/Industrial.O Prémio Sebastião Rodrigues visa distinguir e promover as capacidades e competências de jovens designers de Comunicação/Gráfico.
O Centro Português de Design conta com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos Banco do Design para a edição de 2009 dos Prémios Nacionais de Design.
Regulamento e outras informações disponíveis em breve.