Subscribe:

terça-feira, 13 de maio de 2008

Simpósio de pintura em Matosinhos


Os artistas plásticos Alexandro, Francisco Laranjo, Isabel Sabino e Victor Costa são os convidados da edição deste ano do Segundo Simpósio Internacional de Pintura de Matosinhos, "Terra de horizonte e mar", que decorre até 23 deste mês na Galeria Municipal.


Da responsabilidade da cooperativa Árvore e comissariada pelo pintor José Emídio, a iniciativa deste ano conta com a presença de quatro artistas que irão trabalhar em público e, desta forma, desvendar alguns dos "segredos" que utilizam no dia a dia, no momento da concepção da obra.


Promovido pela autarquia de Matosinhos, o simpósio pretende estreitar as ligações entre o público e o artista e também proporcionar ao observador a hipótese de assistir ao nascimento e acompanhamento da criação da chamada obra de arte.


Para muitos que passarão por aquele espaço, incluindo alunos, será provavelmente a primeira vez que contactam com esta espécie de ateliê ao vivo.


Poderão contactar directamente o artista e sentir bem de perto o aroma das tintas e perseguir o normal percurso de uma tela, desde o branco até à imensidão da cor.


O critério que levou à escolha destes quatro artistas, deve-se, de acordo com a Árvore, - tal como no primeiro simpósio que teve lugar no ano anterior - não apenas ao reconhecimento dos seus percursos artísticos, mas também à experiência e facilidade de adaptação a este género de iniciativa.


Entretanto, até ao próximo dia 23, na Galeria Municipal, estarão expostos os trabalhos criados na edição anterior, enquanto que, de 23 a 31 deste mês, serão mostradas as obras que, entretanto, serão criadas durante o simpósio que decorre.

11º Concurso de Fotografia Corroios 2008

O Concurso de Fotografia de Corroios é uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia, que tem por objectivos a busca valorativa da fotografia enquanto forma de expressão artística dinâmica e multifacetada e estímulo da criatividade daqueles que se dedicam, de forma profissional ou amadora, ao prazer de captar e fixar imagens.

Envie os seus trabalhos até ao dia 16 de Maio e habilite-se aos seguintes prémios:
PRETO & BRANCO• 1º Prémio 500 euros• 2º Prémio 150 euros• 3º Prémio 100 eurosCORES• 1º Prémio 500 euros• 2º Prémio 150 euros• 3º Prémio 100 euros
Regulamento disponível em cfotografia.jf-corroios.pt/

Objectivas Diferentes, Objectivos Iguais

De 16 a 18 de Maio de 2008, o município de Abrantes tráz até si um evento ao qual não pode faltar.

Objectivas Diferentes, Objectivos Iguais. Três dias com a máquina fotográfica dirigida ao concelho de Abrantes.

Do Centro Histórico à Albufeira de Castelo do Bode, passando pelo Aquapolis ou pelo Parque Urbano de Abrantes este encontro tem por objectivo associar pessoas com o gosto pela fotografia.

Esta acção termina com uma exposição dos trabalhos produzidos nesse fim-de-semana, na Galeria Municipal de Arte, no dia 31 de Maio de 2008.

Os interessados poderão encontrar mais informações no site do município www.cm-abrantes.pt

NOVO TALENTO FNAC FOTOGRAFIA 2008


Novos Talentos é o destaque que a Fnac dedica a artistas promissores nas áreas da literatura, música e fotografia. Artistas ainda desconhecidos que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho, à margem das correntes, desprendido de estilos e modas.
O prémio Novos Talentos Fnac tem como premissas a liberdade artística e a promoção da diversidade cultural.

Procurando descobrir jovens criadores, o Prémio Novo Talento Fnac Fotografia é atribuído anualmente a um portfolio de imagens inéditas que se distinguem pela sua originalidade, excelência técnica e coerência.

A convocatória da edição de 2008 decorre de 15 de Maio a 15 de Julho. Os interessados encontrarão mais informações em fnac.pt, através do email
dp.comunicacao@fnac.pt ou telefone 219404700.

O Mar à Mesa

A Câmara Municipal de Matosinhos acabou de lançar a nova versão do site O Mar à Mesa. Este portal sobre a gastronomia e o turismo de Matosinhos sofreu recentemente um restyling e um upgrade técnico. Visite!