Subscribe:

sexta-feira, 17 de abril de 2009

red-dot award: communication design 2009

Podem ser já enviadas as candidaturas para o red-dot award: communication design 2009 que serão aceites, no limite, até 10 de Junho.
Um júri internacional escolherá os trabalhos merecedores de distinções e os melhores receberão um ‘red dot’.
Os prémios a atribuir são: ‘red dot: design agency of the year’, ‘red dot’, ‘red dot: best of the best’, ‘red dot: grand prix’ e ‘red dot: junior prize’.
Poderão participar designers, agências, gabinetes de design, clientes de design de comunicaçãoA gala red dot decorrerá em 9 de Dezembro, no red dot design museum.

Concurso inédito de design de moda | Roche

Antecipando o Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide, assinalado a 5 de Abril, a Roche, com o apoio da Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatóide, da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas, do Centro Português de Design e do estilista João Rôlo, lançou o concurso de design ‘Liberdade de Movimentos’, um projecto inédito em Portugal que desafia os estudantes a criarem peças de vestuário que facilitem o dia-a-dia dos cerca de 40 mil portugueses que sofrem desta doença.
Para participar no concurso ‘Liberdade de Movimentos’, os estudantes devem ter idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, e deverão apresentar um conjunto completo de vestuário, para homem ou senhora, adaptado às necessidades das pessoas com artrite reumatóide.
As inscrições estão abertas até 30 de Abril e os prémios são aliciantes.

Drop de Rita Botelho

Drop é um mealheiro em cerâmica, fabricado em Portugal, que estará disponível para venda no final deste mês.
A peça poderá ter diferentes cores: branco, preto, cinzento, azul, verde, violeta escuro e amarelo.
Esta ‘Gota’ é totalmente fechada, apenas com a ranhura para inserir as moedas; quando o mealheiro estiver cheio e pesado a gota cairá ao chão (‘drop the drop’) e aí teremos a surpresa do montante guardado.

Lançamento do site da NADA

Com a presença do editor João Urbano, do Designer Manuel Granja e do filósofo Jorge Leandro Rosa, decorreu na Galeria Zé dos Bois, no passado dia 4, o lançamento do site da NADA, revista de pensamento, arte e ciência, que agora chega ao mundo virtual.
A revista NADA tem tido uma publicação constante nos últimos 5 anos e prepara-se para lançar o 13º volume.
Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto Camões, construiram uma plataforma electrónica que partilha dos mesmos princípios, embora tenha sido concebida de forma adequada ao meio virtual, tirando todas as vantagens que este proporciona.

Revista Cubo relançada

A revista mensal vai ser lançada sozinha em banca a 21 de Maio, com um novo conceito editorial sob a responsabilidade de Cristina Cordeiro e Henrique Cayatte.
A MediaBónus será a responsável pela comercialização da publicidade.A primeira edição de 2009, que é também um especial de aniversário, será apresentada no Altis Belém Hotel & Spa no início da próxima semana.
O evento desvendará o novo conceito da revista que se dedica à arquitectura e ao design contemporâneos, centrada nas diversas vertentes do universo da habitação. Destinada a um target mais abrangente, os temas são ilustrados com recurso a fotografias, desenhos técnicos, esboços e infografias, fazendo com que o leitor menos especializado se sinta parte integrante.
Juntamente com a revista, a CUBO também marcará presença na internet.

Portugal Brands

A Portugal Brands nasceu em Julho de 2008, fruto de uma iniciativa privada da empresa Menina Design e da agência de comunicação Presskit, com a ambição de promover marcas portuguesas nos circuitos internacionais de design.
A primeira missão decorreu em Londres, na 100% design, em Setembro de 2008, com a presença de 14 marcas. Organizam agora o 2º ‘Design Event’, desta feita em Milão, na Zona Tortona, coincidindo com o Salone Internazionale del Mobile, de 22 a 27 deste mês.
Trata-se de uma exposição em cooperação empresarial que visa mudar ‘a perspectiva de tribo mundial sobre as marcas e empresas portuguesas'. Nesta mostra estarão presentes 17 marcas.
Os próximos eventos serão em Londres, em Setembro deste ano, em Paris, em Janeiro de 2010, em Milão dentro de uma ano, no Porto em Junho de 2010, e em Tóquio em Outubro de 2010.

Carlos Aguiar premiado na Austrália

A garrafa de gás Snap and Go, comercializada pela ELGAS (grupo Linde SA) com design de Carlos Aguiar e produção da Amtrol Alfa SA (tecnologia CoMet), foi premiada em Melbourne com o ‘2009 Australian International Design Award’.
Esta proposta inovadora consiste numa garrafa portátil de gás propano que utiliza um reservatório metálico reforçado com um enrolamento de um compósito em fibra de vidro e uma jaqueta em Polietileno de Alta Densidade idêntica à disponível pela Repsol no mercado português sob a designação K6, mas dotada de uma base especial de maior capacidade que pode assim receber o IML de identificação da marca.
Trata-se da primeira vez que um projecto de design português é distinguido com este prémio no continente australiano ‘demonstrando assim, de forma inequívoca, a globalidade dos mercados actuais e a competitividade da inovação nacional a nível internacional’. aguiar@ua.pt