Subscribe:

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Evolución de la Web 1.0 a la Web3.o

The Future Internet: Service Web 3.0

Space Chair Project

Did You Know

Hopper Invasion é a nova campanha da Sony Ericsson

A ideia é esperar a próxima “Hopper Invasion”, um flashmob online que a marca executará brevemente.O primeiro flashmob, chamado de “Spark Something”, foi realizado em Barcelona com cerca de 500 bolas e depois trabalhado para ser a cara da nova campanha da marca.

Grande colectanea de sites e afins

Hoje deu-me para analisar algumas tecnologias usadas em alguns sites. Aqui está uma pequena colectanea do que me chamou atenção:

Mt interessante esta aplicação interactiva:
http://www.airtightinteractive.com/demos/youtube

Que grande SiTE:
http://www.bandit3.com/

http://www.meintru3d.com/

http://www.derschmale.com/demo/away3d/envMapSpitfire/

http://www.toyota-europe.com/cars/new_cars/iq/minisite/

http://www.morganstanley.com/matrixinfo/

http://www.bananacafe.com.br/

http://www.therelapse.com/#/?room=entrance

http://coke.pl/lato/

http://www.airforce.com/supercar/

http://www.the951.com/

YouTube Lets Anyone Create Their Own iReport

O que é o Pond e o que faz

O Pond é um agregador e publicador de media social que lhe permite seguir os seus amigos, juntar informação sobre eles e partilhar o seu conteúdo nalguns dos mais populares serviços de interacção social online do momento.

No Pond você decide que conteúdo quer ver o seus amigos nem têm que usar o Pond. Desde que os tenha como contactos em qualquer dos serviços que o Pond suporta ou desde que eles tenham alguma fonte (ex., o RSS de um blog), você pode adicioná-los ao Pond e seguir as suas actualizações.


Serviços

Que serviços suporta o Pond?
Actualmente, o Pond suporta Twitter, Flickr, SAPO Fotos, YouTube, SAPO Vídeos, Facebook e SAPO Blogs. Pode também subscrever qualquer fonte RSS ou Atom que queira.

Suportará mais serviços?
Sim, suportará. O Pond é um sistema centralizado portanto podemos desenvolver novas funcionalidades de que poderá usufruir imediatamente. Integrar novos serviços é um dos nossos desenvolvimentos prioritários.

O Pond é multi-conta?
Sim, o Pond é verdadeiramente multi-conta: pode adicionar qualquer número de contas de todos os serviços suportados.

Amigos

Os amigos têm que ser pessoas?
Nem por isso. No Pond, os amigos são fornecedores de informação. Podem ser pessoas que conhece e segue em qualquer ou todos os serviços que suportamos, mas podem também ser outras fontes de informação como jornais, empresas, grupos e organizações.

Os meus amigos são importados quando adiciono uma conta?
Sim. O Pond adiciona as pessoas como amigos quando eles são seus amigos em qualquer dos serviços que adicionar. Se não vir um dos seus amigos no Pond que sabe ter no Flickr, Facebook ou qualquer outro serviço, isto apenas significa que essa pessoa não publica nada há algum tempo. Ela será adicionada assim que fizer uma actualização ou passadas algumas horas.

Sigo a minha amiga Susana no Twitter, Flickr e Facebook, adicionei esses serviços e agora tenho três Susanas no Pond, posso agregá-las?
Sim, pode. E é mesmo essa a ideia. Depois de agregar as identidades online da sua amiga numa só, poderá muito facilmente seguir as actualizações da Susana em todos os serviços que ela usa numa só lista integrada.

Publicação

O Pond publica conteúdo?
Sim, todo o tipo de conteúdo. No Pond selecciona o tipo de conteúdo que quer publicar, preenche os detalhes e adiciona ficheiros e depois diz ao Pond onde quer publicar.

Como o Pond está directamente ligado aos serviços que suporta, sabe quais as capacidades de cada um e apenas sugere que publique o seu conteúdo num serviço que o suporte.

Isso signfica que posso publicar em vários sítios simultaneamente?
Claro que sim. Como o Pond sabe que serviços suportam o quê e como pode ter múltiplas contas de múltiplos serviços, o Pond deixá-lo-á publicar o seu conteúdo para uma, muitas ou todas as contas que suportam esse tipo específico de conteúdo.

Pode publicar a mesma foto no Flickr e no Facebook, pode enviar uma actualização de estado para duas contas no Twitter e para o Facebook, colocar um vídeo no YouTube e no SAPO Vídeos.

Publiquei um vídeo através do Pond, mas não o vejo no YouTube, porquê?
O Pond envia o seu conteúdo o mais rapidamente possível, mas depende de cada serviço publicá-lo. Para texto rápido, como o Twitter, é imediato; para coisas mais complexas, como vídeos, pode levar algum tempo, já que o YouTube (por exemplo), precisa de converter o ficheiro às suas especificações.

Outros serviços poderão ter outros tipos de processamento sobre os ficheiros enviados, portanto a rapidez da publicação poderá variar. Se algum do seu conteúdo for rejeitado pelo serviço, o Pond avisá-lo-á.

Aplicações Pond

O Pond é um cliente para [inserir serviço aqui]?
O Pond não é um cliente para nenhum serviço específico, mas como é tão flexível pode efectivamente ser usado como tal.

Se, por exemplo, quiser usar o Pond como um cliente Twitter, filtre as suas actualizações para mostrar apenas Twitter e utilize a caixa de publicar para enviar tweets. É fácil. Se desejar encontrar mentions basta ver a timeline "Para Mim" filtradas por Twitter. Fácil.

Pode fazer isto com qualquer um dos serviços suportados e pode até combiná-los - experimente, faça do Pond um cliente de Twitter-Flickr-Facebook. É facílimo.

Posso correr o Pond no meu dispositivo favorito, é multi-plataforma?
É pois. Como o Pond é um sistema centralizado é fácil desenvolver aplicações para muitas plataformas. E quando correr a sua aplicação e entrar na sua conta Pond, sabe que todas as suas coisas estarão lá.

Não existe necessidade de sincronização porque está tudo no servidor. Se olhar para as suas actualizações no iPhone, computador ou na web, verá os mesmos conteúdos dos mesmos amigos.

Actualmente, o Pond disponibiliza os seguintes clientes:

  • Clientes web (quatro variantes: para o browser desktop, para dispositivos móveis com touchscreen, para smartphones e para telemóveis com browsers simples)
  • Clientes de desktop (para Windows, Mac OS e Linux) - brevemente
  • Clientes móveis nativos (para o iPhone, iPod Touch, Google Android e Nokia WRT)
  • ?>

Algumas aplicações têm todas as funcionalidades e outras são limitadas de acordo com as capacidades da sua plataforma, mas se houver algo que não consegue fazer numa das aplicações mais simples, pode sempre ir à aplicação web desktop, que lhe permitirá configurar o Pond em pleno para ser usado noutras plataformas.

O meu telemóvel não tem funcionalidades avançadas de acesso à internet, posso ainda assim usar o Pond?

Sem dúvida que pode, desde que o seu telefone suporte SMS (a maioria suporta). Se também conseguir enviar MMS, ainda melhor.

Vá à aplicação web e associe o seu número de telefone TMN ao Pond e escolha que serviços deseja que lhe enviem actualizações e para quais deseja publicar.

Agora só tem que enviar SMS ou MMS para o Pond e o seu texto, fotos ou vídeos serão publicados para os serviços que configurar e também receberá mensagens pessoais via SMS