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segunda-feira, 17 de março de 2008

RFM: "Só grandes Músicas",


RFM: "Só grandes Músicas",http://www.rfm.pt/

A nova imagem da RFM foi apresentada no dia 6 de Março à comunicação social.
O novo logótipo assume ainda mais a cor vermelha e, sobretudo, ganha um lado tridimensional ao estilo do logo da Mtv.

O slogan da RFM, esse, mantém-se: "Só grandes Músicas"

Para ver o site da RFM:http://www.rfm.pt/ ->

Quando copiam o trabalho dos outros...

... correm o risco de ir parar ao site You Thought We Wouldn't Notice.Este blog apresenta exemplos de trabalhos que, na maior parte dos casos, são a cópia fiel e descarada do original.

Sem palavras


Know your values


Site onde designers gráficos, de renome, exibem pequenos videos em que expressam os seus ideais, pontos de vista, motivações e aspirações.


Ou seja, onde se dão a conhecer um pouco mais.


Que tal, irem até lá?...ou, então, tentarem enviar, para lá, o vosso próprio vídeo...

Sem palavras


Mangacurta concurso design t-shirt


O Mangacurta é um concurso de Design de t-shirts aberto 365 dias por ano à comunidade em geral.


O prémio actual tem o valor total de 250€, 175€ em dinheiro e os restantes 75€ podem ser trocados por t-shirts ou outro tipo de produtos disponíveis no sítio http://www.magacurta.com/.

Prémio Outros Mercadus´08



Já está disponível o regulamento da 2ª edição do Prémio Outros Mercadus.
O Prémio Outros Mercadus `08 tem como objectivo distinguir e promover o reconhecimento público de obras de arquitectura / design / espaços efémeros, sendo extensível às mais diversas áreas da cultura, como sejam o cinema, o teatro, as exposições, assim como em espaços públicos, expositores [stands], entre outras intervenções, cujo traço comum é o conceito de não perenidade.
Poderão concorrer profissionais, arquitectos, designers, artistas plásticos, empresas produtoras ou clientes, com residência fixa em Portugal e respectiva anuência dos autores. As obras deverão ter sido efectuadas no biénio 2006/2007, podendo ainda estar em actividade, independentemente do país em que tenham sido executados.

Mascote para a DentalMed



A DentalMed está a promover um concurso de Design de Comunicação, destinado a estudantes da área de Design das escolas do Grande Porto. O objectivo deste concurso é a criação de uma mascote para a marca, que passará a ser utilizada em toda a comunicação com o público infanto-juvenil.

Podem concorrer estudantes que, no ano lectivo 2007-2008, frequentem um curso de design de comunicação (ou outra designação equivalente, dentro da área do Design), a nível de bacharelato, licenciatura ou pós-graduação, das seguintes instituições de ensino seleccionadas dentro da área do Grande Porto:


Escola Superior Artística do Porto (ESAP);


Escola Superior de Artes e Design (ESAD);


Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG); Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP);


Universidade Fernando Pessoa;


Universidade Lusíada;


Universidade Lusófona do Porto;


Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa;


e Alquimia da Cor.



As candidaturas devem ser formalizadas até 31 de Março de 2008.

Design de logótipo para o SIPA

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, entidade responsável pelo Sistema de Inventário para o Património Arquitectónico (SIPA), está a promover um concurso de ideias para a concepção de uma nova imagem gráfica para o SIPA. A apresentação pública deste concurso (especialmente dirigido a Jovens criativos, até aos 30 anos de idade) decorrerá no próximo dia 25 de Março (terça-feira) pelas 15,00 horas no Forte de Sacavém, seguida de visita às instalações do SIPA.

Solicita-se confirmação até 24 de Março através de:


Margarida Gonçalves - 217 231 598 (mrgoncalves@ihru.pt);


Maria João Martins - 217 231 512 (mrmartins@ihru.pt)


ou Celeste Santos - 217 231 561 (mrsantos@ihru.pt)

A educação aos clientes


Os designers começam a assumir o seu papel relativamente à necessária educação dos clientes.

How to be a better client é um bom exemplo; sobre o assunto leia-se ainda o sugestivo 12 Breeds of Client and How to work with them.

Know Your Values


Chama-se Know Your Values e é um novo site que convida designers a filmarem breves depoimentos sobre o seu trabalhos, motivações e princípios.

Um site na linha do A Brief Message .

The Street as platform


No City of Sound, já sabemos, é difícil encontrar um texto menos bom.


Contudo, o magnifico texto de Dan Hill The Street as platform publicado já no dia 11 de Fevereiro merece ser destacado, trata-se de um dos melhores ensaios publicados num blogue nos últimos tempos.

A instrumentalização do trabalho humano



É impressionante o olhar que o excelente fotógrafo canadiano Edward Burtynsky lança sobre a Industria chinesa.
A produção em série e a instrumentalização do trabalho humano levadas ao extremo.

Desastres do Photoshop



Num conhecido manifesto elaborado por Phil Baines e Catherine Dixon, com o objectivo de impor determinadas regras aos estudantes de design do Central Saint Martins College of Art and Design, proibia-se, num dos pontos do manifesto, a utilização de Photoshop e Illustrator.


Vendo estes Desastres do Photoshop compreende-se melhor os benefícios desse “voto de castidade”.

Queda Livre


No vocabulário do design português, não há uma tradução exacta para “pitch”, o que não é grave, apenas irónico, tendo em conta que também não há uma tradução exacta para a palavra “design”.

O “pitch” é aquele momento em que o designer apresenta a sua proposta ao cliente. Pode querer dizer “apresentação” ou “proposta”, mas também conota “lance” ou “jogada”; uma tradução – mais honesta do que aproximada – poderia ser “atirar o barro à parede”.

É um dos momentos mais ritualizados e mitificados na vida de um designer; é o momento do tudo ou nada – a negociação dramática onde se concentram todas as capacidades de argumentar um projecto, uma solução. Se a vida dos designers fosse uma série de advogados, o “pitch” seriam as alegações finais; se fosse uma série policial, seria aquele momento em que o detective consegue finalmente resolver o caso; se fosse um Western, seria um duelo ao meio-dia.

Tanto quanto sei, não há séries de televisão sobre design gráfico; a coisa mais próxima que já vi chama-se Mad Men, e passa-se numa agência de publicidade ficcional em Nova Iorque nos anos 1960s. Já li em qualquer lado que o título é um trocadilho com “Ad Men”, mas a legenda que explica o termo no começo do primeiro episódio dá também a entender “Madison Avenue Men” – uma referência à avenida nova-iorquina onde se situam as agências publicitárias mais prestigiadas.

Embora a agência Sterling Cooper seja ficcional, muitos dos seus produtos e clientes não o são – a sua invejável carteira de clientes inclui a Kodak, a Clearasil e o candidato republicano à presidência, Richard Nixon –, mas alguns detalhes históricos não são exactos, tendo sido alterados para melhor servirem a narrativa – no primeiro episódio, por exemplo, Don Draper, o protagonista, inventa, num momento de inspiração desesperado, o “It’s Toasted” dos cigarros Lucky Strike, que na realidade já existe desde 1917.

Mas o grande tema de Mad Men não é a publicidade por si só, mas as relações pessoais antes da invenção do Politicamente Correcto. Cada episódio é a reconstrução meticulosa e crua de um dia-a-dia em que cada conversa, cada gesto, sobretudo entre homens e mulheres, seria considerado ofensivo pelos padrões actuais, e em que o racismo também nunca anda muito longe. Em Mad Men, os homens são executivos; as mulheres, ou são secretárias ou ficam em casa a cuidar dos filhos; de cada homem, espera-se que esteja casado, que tenha uma ou duas amantes sem grandes sentimentos de culpa. Um cliente judeu é um acontecimento raro e inesperado; os poucos negros são empregados de mesa, de limpeza, ou ascensoristas.

Em algumas séries de época, como a portuguesa Conta-me Como Foi, os protagonistas são mais simpáticos do que a época em que vivem e os “maus” são figuras de papelão que desbobinam os preconceitos que se esperam deles. Mad Men nunca cai nessa armadilha; se simpatizamos com os protagonistas é graças à escrita subtil de Matthew Weiner, o criador e argumentista principal da série, que já tinha usado os seus consideráveis talentos a escrever os Sopranos.

Mas, ao contrário dos Sopranos, a tensão em Mad Men só muito raramente chega a ser física. Alguns dos momentos de clímax mais inspirados correspondem frequentemente ao “pitch”, o momento em que se tenta “vender” a ideia de uma campanha a um cliente. Um dos melhores exemplos – que já foi considerado pelo Design Observer como um dos melhores discursos de “pitch” de sempre– é o último episódio da temporada, em que Draper usa a apresentação de um novo projector de slides da Kodak para reflectir sobre a desintegração lenta do seu próprio casamento.

Finalmente, o grande tema de Mad Men acaba por ser uma angústia que todos os designers conhecem, e que o genérico da autoria de Kyle Cooper Imaginary Forces representa bem: a queda livre em direcção àquele momento em que tudo se pode resolver: o próximo momento de inspiração, o próximo “pitch”.

Titan 2008: Concurso Internacional de Ilustração em Design


Este evento internacional inédito em Portugal resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD), a Câmara Municipal de Matosinhos e a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL).

Começou no dia 15 de Março e prolonga-se até 13 de Abril de 2008.


O lançamento do evento teve lugar no passado sábado na Galeria Municipal de Matosinhos.

Em causa está o grande prémio que corresponde à quantia de 8 mil euros, e o O Concurso Internacional envolve um prémio total de 33 mil euros.

Dar a conhecer aquilo que de melhor se faz em termos de ilustração no design, permitir o melhor conhecimento de autores consagrados e revelar autores emergentes são alguns dos objectivos que impuseram a necessidade de criar o Titan 2008, um evento internacional inédito em Portugal, que tem como promotores a ESAD, a Câmara Municipal de Matosinhos e a APDL.

O nome deste concurso está ligado ao contexto mitológico, à relação dos seres humanos com aquilo que os transcende. O nome está ainda relacionado com a própria cidade de Matosinhos, evocando a época da arquitectura do ferro e do vapor.

Nesta competição, dedicada à ilustração em design, vão estar a concurso trabalhos distinguidos por dez categorias: Press, Book, Comics, Stamp, Poster, Cartoon, Fashion, Cover, Fanzine, Miscelaneous.

Apresentando-se como um evento de dimensão internacional, o Titan 2008 pretende criar um fórum capaz de sustentar o diálogo e a promoção de designers e ilustradores nacionais e internacionais, revelando e premiando novos ilustradores e descobrindo novos públicos para a ilustração.

Os trabalhos devem ser submetidos a partir de 5 de Maio até 7 de Novembro deste ano. A pré-selecção vai acontecer entre 10 de Novembro e 12 de Dezembro, sendo que a selecção do júri vai decorrer entre 12 e 16 de Janeiro do próximo ano. Os resultados devem ser divulgados a 3 de Fevereiro.

Ao vencedor de cada categoria será entregue a quantia de 2.500€. O grande prémio corresponde à quantia de 8 mil euros.


A exposição do concurso vai abrir ao público a 7 de Março de 2009.


Paralelamente ao concurso, o Titan 2008 engloba também várias exposições, que inauguraram também a 15 de Março, na Galeria Municipal da Câmara de Matosinhos e encerram a 13 de Abril. "Era uma vez", exposição colecção de Ju Godinho e Eduardo Filipe, e "As Minhas Leituras", exposição do ilustrador José Saraiva são algumas das mostras que integram o programa do Titan 2008.


Os colóquios também vão marcar o evento: a 15 de Março, o convidado será Andrew Howard, 22 de Março será Jorge Silva. A 29 de Março, o orador convidado será João Paulo Cotrim.