Subscribe:

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Coca-Cala - censura na Experimenta Design

Manequim feminino pintado de dourado com um vibrador foi uma das obras criadas para a Experimenta Design e foi ontem censurada.



Durante várias semanas, a Coca-Cola Light apresentou uma campanha publicitária, de que o famoso quadro O Menino da Lágrima era protagonista.
Essa campanha passou por centros comerciais de todo o País, onde qualquer pessoa era convidada a entregar um objecto kitsch em troca de uma lata do refrigerante.
Os objectos foram sendo reunidos para que, depois, artistas convidados pela Experimenta Design 2009 criassem novas obras a partir deles.
As peças fariam parte da exposição inaugurada ontem à noite no Palácio Braamcamp. Catarina Pestana foi uma das artistas convidadas. Mas, ontem, viu a sua obra censurada pela Coca-Cola, com a alegação de que usava na peça um vibrador.
A autora explicou ao DN o que aconteceu: "Depois de entregar a peça ao Palácio Braamcamp, soube que alguém do marketing da Coca-Cola censurou a peça." Segundo Catarina Pestana, a marca pediu que se retirasse o vibrador usado na peça, mas a artista recusou-se, uma vez que "nunca fez parte dos planos não poder deixar de fazer algumas coisas", disse.
Catarina Pestana referiu que nunca contactou directamente com nenhum responsável da Coca-Cola e adiantou: "Nenhum dos artistas convidados foi pago; por isso, isto não é uma prestação de serviços". A artista explicou ainda que tipo de mensagem quis transmitir com esta peça: "Sei que ela é provocatória, mas quis expressar o exacto momento em que fui convidada e a excitação inerente a isto."
Catarina Pestana contou que "a Coca-Cola ameaçou mesmo fechar a exposição se entretanto a peça não fosse retirada".
No entanto, a decisão seria da responsabilidade de Guta Moura Guedes, directora da Experimenta Design. A designer salientou que compreendia qualquer que fosse a decisão da directora, a qual ainda não era conhecida à hora de fecho desta edição. O DN tentou também contactar, sem sucesso, a agência IVITY, responsável pela concepção desta campanha para a Coca-Cola.
Fonte: DN Artes