Subscribe:

terça-feira, 3 de março de 2009

Wallpaper: Viana do Castelo, uma "meca da arquitectura"


"Uma cidade marítima portuguesa está a ser transformada numa Meca da arquitectura."

É assim que a revista londrina Wallpaper se refere a Viana do Castelo, a propósito do conjunto edificado da frente ribeirinha, "ao gosto de Fernando Távora, fundador da Escola do Porto".

A edição deste mês da prestigiada revista inglesa de design, arquitectura, moda e estilos de vida destaca, da "colecção" de obras da Praça da Liberdade, os edifícios administrativos, uma das últimas obras de Távora, a Biblioteca Municipal (na foto), de Siza Vieira, e o pavilhão multiusos, ainda em construção, desenhado por Eduardo Souto Moura.

Outra das referências do artigo, com direito a fotografia de Dan Holdsworth, é a nova unidade hoteleira do Grupo Áxis, do arquitecto Jorge Albuquerque, à entrada da cidade, pela A28.

O projecto é descrito ao pormenor, sendo considerado "um inovador hotel em pilha", inspirado nos "elementos de desafio à gravidade do plano-mestre de Távora para a praça ribeirinha. Para a Wallpaper, esta "colecção de edifícios ambiciosos" é "fonte de orgulho municipal", com destaque para a biblioteca em betão branco de Siza, entre o centro histórico e o rio Lima.

in PÚBLICO

Ryanair e o WC: Já há paródia @ YouTube

Como era de esperar, já começou a paródia em redor do anúncio feito pela Ryanair da possibilidade de vir a cobrar pelo uso das casas de banho a bordo. No YouTube já se podem ver piadas como esta: