Subscribe:

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Google Buzz desafia Facebook e Twitter

Tal como tinha sido ontem antecipado, a Google lançou um novo serviço, designado Buzz, que pretende fundir as características de redes sociais com os seus serviços de email, o Gmail, e mapas. O novo lançamento desafia o poder instalado de redes como o Facebook e o Twitter e, embora não sendo a primeira investida da gigante da Internet nas redes sociais pode conquistar novos clientes para estas funcionalidades.

O Google Buzz já está disponível, embora seja gradualmente integrado com as contas de Gmail já existentes, pelo que muitos utilizadores podem ainda não encontrar as novas ferramentas no seu perfil. Para além da Web o Buzz está também disponível para telemóvel, sendo já suportadas as plataformas Android 2.0 ou superior e iPhone. Para breve está previsto o alargamento ao BlackBerry da RIM, Symbian 60 da Nokia e Windows Mobile da Microsoft.




A ideia do serviço é transformar o perfil do Gmail no centro de contactos, algo que a Google já estava a fazer de forma mais simples com o chat e a sinalização de presença junto dos contactos registados no serviço de email. Agora essa comunicação estende-se à partilha de imagens, vídeos e mensagens, dirigidas a todos os contactos já incluídos no Gmail, ao “mundo” ou a um grupo restrito de utilizadores.

A facilidade da integração, e o facto de não ter de se adicionar os amigos e colegas – que em princípio já fazem parte da lista dos contactos, pode ser um factor relevante para quem ainda não quis dar o passo de “entrar” noutras redes sociais, como o Facebook, por achar complicado ou que ia demorar muito tempo.

Um vídeo da Google explica de forma fácil esta integração.



A integração é total na página, mesmo para a exibição de vídeos, mas também é feita a ligação directa a serviços de fotografia como o Flickr e o Picasa, e importar feeds de RSS a partir do Twitter ou do Google Reader.

No telemóvel o serviço é ainda mais ambicioso e tira partido de conceitos de georeferenciação da presença, podendo saber se algum dos amigos está próximo e cruzar os posts com a localização onde se encontra.

A fusão foi também feita com o Google Maps e o Place Page, para encontrar locais de interesse nas redondezas, como explica este vídeo.