Subscribe:

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Empresas têm de se preparar para os desafios da evolução digital

Os desafios que as mudanças da tecnologia estão a trazer às empresas obrigam a uma mudança estrutural e de postura, defendeu hoje Soumitra Dutta, na conferência de abertura do Portugal Internet Week’09, organizado pela ACEPI.

“As empresas estão sub-preparadas para o novo mundo digital”, afirma o professor e guru das Tecnologias da Informação que lembra que muitas empresas fecham o acesso às redes sociais e aos novos meios de comunicação distribuídos, o que é semelhante a impedir o uso do telefone nas empresas.

“Temos de mudar o modelo empresarial que coloca o CEO numa posição de ditador benevolente e passar a um sistema mais democrático onde as bases têm mais intervenção com a ajuda da tecnologia”, justifica.

Entre os bons exemplos de abertura nas empresas Soumitra Dutta aponta o caso da IBM que abriu uma plataforma de comunicação com os colaboradores para rever os valores da empresa depois da entrada de Sam Palisano ou da Coca Cola que decidiu colaborar com dois fãs que tinham aberto uma página do Facebook sobre a marca e que estava a ganhar enorme popularidade, sendo actualmente a segunda página com mais fãs no serviço.

Reconhecendo que muitas das atitudes das empresas são causadas pelo medo de perder o controle, o orador da conferência acredita que esta é uma questão que deve ser ultrapassada para que as organizações estejam mais preparadas para os desafios que a nova ordem, influenciada por valores introduzidos pela Internet, está a levantar.

O facto das empresas estarem desenhadas para a execução e não para a inovação é outra das barreiras que deve ser ultrapassada. “As métricas da inovação ainda se fazem com base no que as empresas gastam em Investigação e desenvolvimento, mas os últimos estudos mostram que já não é dos departamentos de inovação que surgem as ideias, mas dos colaboradores, dos parceiros e dos clientes”, reforça Soumitra Dutta.

Crepúsculo (Twilight) no Metro de São Paulo

Para o lançamento do filme “Crepúsculo” (“Twilight”) no Brasil, a agência Ginga criou posters interactivos instalados em várias estações do Metro, em São Paulo. As peças trazem vídeos, trailers, imagens e conteúdo que pode ser recebido via bluetooth nos telemóveis.

É claro que a interacção com esse tipo de mobiliário é básica, mas acredito que possa ser chamado de poster interactivo.



Subway Installation - Twilight Movie Release from ginga on Vimeo.