Subscribe:

sábado, 19 de abril de 2008

Um cartão que pode germinar...

O meu pensamento verde, desta semana (não que eu seja do Sporting mas porque é a cor associada à ecologia e à sustentabilidade), vai para estes cartões de visita “vivos”.


Achei uma delícia a ideia, do designer Jamie Wieck, de oferecer cartões com sementes de plantas - “Another Bloomin’ Designer”.


A proposta fundamenta-se na hipótese de os “clientes”, que recebem os cartões, os quererem manter na sua mesa, em vez de os fechar na carteira ou deitar fora porque, afinal, estes cartões possuem vida e vão germinar!


Original… e eficaz…

O fim anunciado da colher de chá!?

A colher de chá é uma ferramenta muito necessária para quem, por exemplo, gosta de juntar açúcar à sua bebida. Contudo, o seu uso, especialmente fora do âmbito doméstico, pode levantar alguns inconvenientes se, por exemplo, não houver um lugar próximo e adequado para lavar, guardar e manter a colher em boas condições de higiene.

Considerando a alternativa das colheres descartáveis, temos o problema do desperdício de materiais e recursos. Outro aspecto a considerar, no uso da colher, são as dificuldades sentidas por todos aqueles que sofrem de doenças que afectam as articulações ou que possuem mobilidade reduzida. Isto porque o uso da colher requer movimentos complexos e a capacidade de fazer pinça com os dedos.
Perante isto, é legítimo colocar a hipótese de substituir a velha colher de chá. Foi, exactamente, o que fizeram os designers Florian Dussopt, Jérémie Reneau & Julie Girard, com a sua proposta - “Ceramix For Mix”.


A ideia é simples: em vez da chávena de chá convencional temos um copo de vidro com uma forma especial e, em vez da colher de chá, temos uma esfera de cerâmica incluída no copo. Aquilo que o utilizador tem que fazer é usar a força centrífuga para mexer o chá e desfazer o açúcar.

É uma solução do tipo 2 em 1.

Mas, será que as vantagens oferecidas, por este produto, compensam eventuais desvantagens? Por exemplo... Fico sem colher para comer um iogurte, ou outro qualquer alimento que não se possa comer à mão ou beber. Será que a esfera é capaz de dissolver, de forma eficaz, substâncias com uma consistência diferente como, por exemplo, o mel? Será que a sua limpeza é fácil? Será que todos aqueles movimentos de braços, se excessivos, não vão dar origem a derramar o liquido?...

Até que ponto valerá a pena mudar o paradigma?

By: http://design-ergonomia.blogspot.com/

Bedu um kit de emergência

Depois de catástrofes impressionantes como o Tsunami de 2004, na Ásia, ou o furacão Katrina, nos EUA, entre outros, muitos designers têm trabalhado na concepção de produtos, ou sistemas de emergência para melhorar a qualidade de vida das populações afectadas.
O Bedu, concebido por Toby McInnes, é um conceito para um kit de emergência, que cabe dentro de um vulgar barril e que tem por objectivo dar uma resposta rápida à maioria das necessidades inerentes à vida humana.
Produtos semelhantes, ou com finalidades similares, já foram, anteriormente, referidos neste blog como, por exemplo, o United Bottle e o Water-shelter.

Design Quotes

Great design isn't just what looks cool, it's a calculated and balanced blend of form and function that serves a specific purpose. Although, it's really satisfying when the end result looks cool.
William Justice, Web Designer