Subscribe:

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Google: Gmail Phone Calls

Geo-localização: o Big Brother do Social Media Marketing? Publicado por António de Castro

Excelente artigo publicado por António Castro em http://www.yenportugal.com/forum/topics/geolocalizacao-o-big-brother?xg_source=facebook

O visionário e trágico mundo preconizado por George Orwell, na inspirada magnum opus "1984", publicado no distante ano de 1949, sempre me alimentou de forma marcante com questões de ordem ética, social e política, assentes na obliterante falta de privacidade do cidadão face ao poder tecnológico do estado totalitário, controlador e censório. Ainda que se possa ver na obra de Orwell uma visão trágica e teatral do domínio da tecnologia observadora do Grande Irmão "Big Brother is Watching You", a realidade actual faz-nos ponderar seriamente sobre a recolha de dados e utilização dos mesmos para controlar os fluxos de informação e os perfis individuais dos cidadãos digitais.

Se há informação preciosa para as marcas, Marketeers e profissionais da comunicação promocional, é o perfil sócio-cultural e económico de cada cidadão, potencial consumidor de bens e serviços; traçar um perfil de um grupo de consumidores é um dos primeiros passos eficazes para potenciar a eficácia e alcance da mensagem promocional. Sendo esta uma realidade que de novidade nada tem, entramos numa nova era em que adicionamos ao perfil pessoal a possibilidade da geo-localização de conteúdos, actividades sociais, abrindo portas ao perfil geográfico, hábitos, rotinas presenciais e locais frequentados. O Facebook, que anunciou recentemente a introdução de uma funcionalidade chamada "Facebook Places", de momento apenas disponível para os Estados Unidos, está a piscar literalmente o olho à informação que os utilizadores estão dispostos a dar, relativamente à localização das suas actividades, em troca do esquecimento voluntário da privacidade. Inserido num contexto de crescente utilização de terminais móveis para acesso à Internet e redes sociais, o Facebook aproxima-se em termos de tendência do FourSquare, que tem dado que falar nas actividades e partilha do posicionamento geo-referenciado dos seus utilizadores.

O potencial de "vigia" e auscultação efectiva do percurso geográfico do consumidor será uma tendência e uma realidade a curto prazo. O Marketing, que até há bem pouco tempo não podia contar com a dimensão "localização em real time" para captar a atenção dos consumidores, tem novos desafios e fantásticas oportunidades de relacionamento efectivo, interactivo e baseado num conceito revolucionário: a proximidade da marca, bem, produto ou serviço com o seu alvo relacional.

A compra, e escolha de produtos em detrimento de outros, será uma experiência mais rica para o consumidor e mais eficaz para a marca, guiando-se por critérios mais consensuais, mais relevantes e mais coincidentes com o perfil de cada um de nós. Ainda que o preço a pagar, voluntariamente, seja a ausência cada vez maior de privacidade e aumento da partilha diária de hábitos sociais para o mundo. O Facebook, bem como o FourSquare, Gowalla e outros aplicativos que partilham e amplificam a nossa localização, parecem estar a transformar inocentemente a nossa vida num "role playing game" com ganhos substanciais para as marcas e empresas mais ávidas pelos perfis psicológicos dos consumidores.


António de Castro
Social Media Manager | Blogger
www.webilidade.com

300,000 Largest Websites Visualized With Favicons

Most Expensive Commercial

Indian Ad - Too Good..!!..

Very old Big Mac 70's commercial

1984 Apple's Macintosh Commercial

How to Be Creative in Advertising

Awesome Air New Zealand All Blacks rugby safety video

Facebook Places Explained (video)