As conversas sobre definições contemporâneas da prática do design gráfico – «Personal Views» – estão de volta à ESAD, Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.
Depois de termos recebido Stuart Bailey, agora é a vez de ouvirmos Andy Altmann, mais um nome sonante do Design mundial.
O encontro está marcado para a próxima Sexta-feira, dia 7 de Março, pelas 15h00, no Auditório da ESAD, em Matosinhos.
Entrada Livre.
Imediatamente após a sua formação em design gráfico no ano de 1987, Andy Altmann, com os seus colegas do Royal College of Art, David Ellis e Howard Greenhalgh, criaram a empresa de design multi-disciplinar Why Not Associates. Sediada em Londres, a Why Not Associates adquiriu reputação internacional, baseada numa abordagem criativa e experimental. Em 20 anos de experiência trabalharam em projectos como o design de exposições a selos para postais, anúncios e publicações, genéricos para televisão, publicidade e identidade corporativa.
Da lista dos seus clientes incluem-se a Royal Academy of Arts, a Malcolm McClaren, o Royal Mail, a Nike, o Paul Smith, a Virgin Records e a Channel 4. Em 1998, a editora Barraca-Clibborn publicou um livro que descreve os primeiros dez anos de trabalho.
Um outro livro, publicado em 2004 pela Thames and Hudson, documenta os cinco anos seguintes da empresa. O grupo tem vindo a desenvolver esforços com o objectivo de atingir os limites do design gráfico. Alguns dos seus projectos mais recentes, em colaboração com o artista Gordon Young, permitiram-lhes entrar no mundo da arte pública.
Como já nos habituou, ao longo de quatro anos, o «Personal Views» traz ao nosso país os nomes sonantes do Design Mundial, numa série de conversas, comissariadas por Andrew Howard, que visam examinar as definições contemporâneas da prática do design gráfico, solicitando a designers que falem acerca dos valores e dos objectivos da sua actividade profissional.
O «Personal Views» é uma tentativa de examinar as fronteiras da prática contemporânea, de discutir o que se pode esperar de nós próprios e explorar que objectivos sociais, culturais e criativos que se pretende atingir.
Foram inúmeros os designers de renome nacional e internacional que passaram pelo «Personal Views», tais como Ken Garland, Lucienne Roberts, Phil Baines, Ian Noble, Ricardo Mealha, Tony Credland, Teal Triggs, Henrique Cayatte, Jan Van Toorn, Jonathan Barnbrook, David Crow, Hamish Muir, Paul Elliman, Michael Rock, Katherine McCoy, Heitor Alvelos, Nick Bell, Max Bruinsma, Robin Fior, Karel Martens, Rick Poynor, Linda Van Deursen & Armand Mevis, Graphic Thought Facility, Garth Walker, Steven Heller, Wim Crouwel, Andrew Blauvelt, Neville Brody, Adrian Shaughnessy, William Owen, Erik Spiekermann, Gerard Unger, Jon Wozencroft, Ellen Lupton, Experimental Jetset e Stuart Bailey.
Este é o Programa «Personal Views» * para 2008:7 Março ANDY ALTMANN
4 Abril PAULA SCHER
11 Abril WILLIAM DRENTTEL & JESSICA HELFAND
18 Abril RICK VALICENTI
16 Maio DANIEL EATOCK
30 Maio MICHAEL JOHNSON
6 Junho IRMA BOOM
20 Junho IAN ANDERSON
* Sempre pelas 15h00, no Auditório da ESAD.