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quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Norte recebe Fórum Cultura e Criatividade


É o primeiro evento oficial do Ano Europeu da Criatividade e da Inovação e o primeiro de vários organizados pela INOVA. O FCC09 arranca dia 4 de Fevereiro, em Matosinhos.

Como forma de reafirmar a missão de mostrar a singularidade do sector cultural a Associação para a Cultura e a Criatividade, ou agência INOVA, anunciou o primeiro de vários projectos nacionais a realizar em 2009.
O Fórum Cultura e Criatividade (FCC09) tem por principal objectivo potenciar as relações económicas entre a cultura e os restantes sectores da sociedade.
Assim sendo, apresenta a sua pretensa «montra de todo o sector cultural criativo» na Exponor de Matosinhos a partir do dia 4 e até 8 de Fevereiro, com o Alto Patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO.
Tendo como tema Imaginar- Criar- Inovar! o FCC09 engloba ainda iniciativas como CONCEPTA - Feira Internacional de Arte, Cultura e Indústrias Criativas; e o TEMPUS - Salão Internacional dos Museus e do Património.

Inserida no calendário oficial do Ano Europeu da Criatividade e da Inovação,o Fórum, promovido pela agência nortenha, prepara-se para simultaneamente demonstrar como a cultura é um vector transversal a múltiplas actividades.
Segundo a organização, a «necessidade de financiamento é vital para qualquer projecto.
Candidaturas, parcerias, mecenato, patrocínios, montagem de projectos são hoje termos com que os artistas e os responsáveis por qualquer projecto cultural se têm de defrontar.
O diálogo entre os mundos da arte, cultura e indústrias criativas, por um lado, e os da economia, da gestão e da política, por outro, são uma necessidade vital para ambos e para o desenvolvimento do país».
O certame inclui a realização de debates sobre temas como A Participação da Sociedade Civil no sector cultural e criativo e Mecenato e Patrocínio - Responsabilidade social e cultural das organizações.

Uma das fortes presenças confirmadas é a da incubadora de indústrias culturais In Serralves.
As inscrições para participar como expositor no FCC09 terminam dia 14 de Janeiro.

Mil e Uma Compras

J. Abrams, produtor de TV e cinema e criador de Lost, há muito tempo é uma das figuras mais admiradas pelos Storytellers.
Em março de 2007 ele deu uma palestra no TED que já rodou a blogosfera faz um tempo. Mas não tem problema, se você já viu vale a pena ver de novo. Se ainda não teve a oportunidade, essa é a sua chance. Simplesmente genial.
O ponto central da palestra é o mistério, que ele defende com unhas e dentes como uma técnica de envolvimento. Reter informação de maneira proposital pode parecer uma coisa meio revolucionária nos dias de hoje, quando a ordem é ser óbvio, mas, na verdade, é uma coisa bastante antiga.
Sherazade, a personagem das Mil e Uma Noites, era uma contadora de histórias nata. Resumindo a história, ela queria acabar com o hábito de um rei que, para se vingar de uma dor de cotovelo, se casava com uma nova mulher toda noite, ordenando sua execução na manhã seguinte.
Sabendo do poder das histórias e dos mistérios, Sherazade se casou propositalmente com o rei e, logo na primeira (e, até então, última) noite lhe contou uma história.
O truque estava em não ir até o fim, de forma que o rei teve que lhe conceder mais um dia de vida, de tão curioso que ficou para saber o final.
No dia seguinte veio o final da história e o começo de outro, e assim sucessivamente durante mil e uma noites.
Moral da história: quando você é óbvio com o público para o qual está transmitindo alguma mensagem, quantos dias de vida a mais ele te concede?



TED | Talks | J.J. Abrams: The mystery box (legendas em portugues) from Grupo de Planejamento on Vimeo.

Oceanário e CCP promovem ideias


O Oceanário de Lisboa e o Clube de Criativos de Portugal ( CCP) uniram esforços para realizar o concurso de ideias In-Par Publicidade Ambientalmente Responsável subordinado ao tema Utilização do Transporte Público em Detrimento do Veículo Privado.


Promover e projectar valores de conservação da natureza, preservação e educação ambiental através da alteração de comportamentos é o objectivo deste concurso de ideias que tem como target todos os profissionais de comunicação.


O regulamento do concurso fica disponível para consulta a partir de hoje, dia 16, data a partir da qual os interessados na iniciativa podem enviar as duas ideias para o CCP. As inscrições decorrem até 6 de Março e os vencedores serão divulgados ainda durante esse mês num evento marcado para o Oceanário de Lisboa. A melhor proposta receberá para além de um troféu um prémio pecuniário de 3500 euros. A campanha vencedora será ainda veiculada nos meios e suportes de comunicação que apoiam a iniciativa.

Coca-Cola muda slogan global

A Coca-Cola está a ponderar mudar o seu slogan dos últimos três anos, «Viva o lado Coca-Cola da Vida», pelo conceito «Open Happiness», que terá o objectivo de trazer uma atmosfera optimista numa época de crise financeira e económica global.
A notícia foi veiculada pelo The Wall Street Journal.

De acordo com o título norte-americano, que cita fonte ligadas à empresa de Atlanta, a nova campanha irá estrear no dia 1 de Fevereiro, no Super Bowl, e faz parte de um plano de comunicação denominado Project Next e que foi elaborado pelo novo CEO da empresa.