Subscribe:

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Como sou visto na Internet?

Os traços digitais que deixamos na Internet permitem definir perfis de personalidade, ou pelo menos a forma como a Internet vê cada um dos internautas.

Este é o ponto de partida do projecto Personas, desenvolvido no MIT por Aaron Zinman.

Na base está a utilização de um processador de linguagem natural e o recurso às bases de dados gigantescas na Internet.

Basta introduzir um nome para que se inicie a pesquisa que tenta caracterizar uma personalidade de acordo com um determinado número de categorias pré-definidas.

A visualização do perfil é feita através de uma barra colorida, que deve ser interpretada de acordo com a informação fornecida e o código de cores.


Integrado na instalação Metropath(ologies) que esteve em exposição no Museu do MIT, o projecto Personas não pretende ser um oráculo, nem dar indicações de uso prático, mas pode mostrar um pouco do que a Internet sabe de cada um de nós. Ou não...

Artista norte-americano cria par de ténis a partir de sucata de computador

Há certos dias em que nós pensamos que já vimos um pouco de tudo, e que provavelmente não seremos surpreendidos por algo tão depressa, mas é nesses dias que aparece sempre alguma coisa fora do comum que nos deixa ainda mais admirados/surpreendidos.

Penso que nunca ninguém tinha pensado em agarrar em peças do computador e mais alguma “sucata” e fazer um par de ténis. Nesta altura alguns devem de estar a perguntar: “Um par de ténis feito de sucata e peças de PC? Que ideia mais ridícula.” Pois, mas afinal parece que não é assim tão ridícula…

O “Junk Dunk” é um ténis, de tamanho 41, criado a partir de metal, arame, peças de PC e máquina de escrever pelo artista norte-americano Gabriel Dishaw.

“Minha paixão por calçados desportivos foi um dos motivos principais para que eu criasse esta peça. Com o ‘Junk Dunk’, a abordagem foi um sentimento mais abstracto, com esta peça eu queria mostrar uma representação mais realista do sapato”, explicou o escultor Gabriel Dishaw.

Estes ténis são umas peças fora do comum que qualquer amante/fanático por tecnologia irá desejar ter uns, e quem sabe se até vão começar a virar moda?

Quem gostava de dançar com Oprah e os Black Eyed Peas? 21 mil pessoas!

Veja o vídeo que mostra 21 mil pessoas a dançar ao som de "I Gotta Feeling", na abertura de mais uma temporada do talk show de Oprah. Terá sido um dos maiores "flash mobs" de sempre.

Aconteceu esta semana em Chicago, nos Estados Unidos: 21 mil pessoas dançaram ao som de "I Gotta Feeling", dos Black Eyed Peas , que actuavam num palco montado no meio da rua, como parte da apresentação da 24ª temporada do programa de Oprah Winfrey .

O espectáculo "popular" e semi-espontâneo é já considerado um dos maiores "flash mobs" alguma vez realizados numa só cidade e pode ser visto no vídeo abaixo:



De acordo com a imprensa internacional, Oprah não teria conhecimento do que se iria passar. O "flash mob" foi combinado pelos Black Eyed Peas em parceria com o coreógrafo australiano Michael Gracey, que contratou 800 dançarinos para começarem a dançar ao som de "I Gotta Feeling".

A partir daí, a dança estendeu-se aos demais 20 mil cidadãos que assistiam à apresentação do programa...

O coreógrafo Michael Gracey já havia realizado um evento semelhante numa estação de comboios de Liverpool, tendo as imagens sido utilizadas para um anúncio a telemóveis.

Contudo, o vídeo com Oprah Winfrey e os Black Eyed Peas, patrocinado também por uma empresa de telemóveis, contempla um maior número de participantes.