Subscribe:

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Candeeiro que saí de dentro de um livro

Um candeeiro que sai de dentro de um livro.
O Candeeiro dobrado é feito de papel e tecido possuindo uma iluminação de três leds de 0.6 watts e uma lâmpada de 3 volts gerando 0.6 watts.

O Book of Light tem design de Takeshi Ishiguro e está a venda por US$ 95,00 na Artecnica.
Leia uma entrevista com o designer na PingMag.





Fonte: Apartment Therapy.

Agenda:

12 Junho 2008
Design Match 2008 CZE:SVK:HUN:AUT
Locais: República Checa, Eslováquia, Hungria, Áustria
http://2008.designmatch.cz

26 28 Junho 2008
100% Design Shanghai
Local: Shanghai, República Popular da China
www.100percentdesign.com.cn/2008/ENG

16 Maio 2008
Joseph Binder Award 2008 Design Gráfico e Ilustração
Local: Viena, Áustria
brigitte.willinger@designaustria.at www.designaustria.at07

30 Maio 2008
La Nueva Silla Latina FIDO Palermo
Local: Buenos Aires, Argentina
concurso.sillas@gmail.com http://fido.palermo.edu/servicios_dyc/encuentro2008 www.manifestoweb.com

13 Junho 2008
Red dot award para Design de Comunicação
Local: Alemanha
ruta@dznrw.com www.red-dot.de/registration

30 Junho 2008
Prémio OutrosMercadus’08
Local: Lisboa, Porto
francois.pechereau@ordemdosarquitectos.pt paula.gris@cpd.pt
www.outrosmercadus.pt www.cpd.pt designers concursos

16 Junho 2008
ilustra_Underground etic
Local: Lisboa
www.ilustra.org www.etic.pt

31 Julho 2008
Concurso de design ‘Liberdade de Movimentos’
Local: Lisboa
andreia.garcia@hillandknowlton.com www.liberdadedemovimentos.com

22 Maio 2008
Design no Séc. 21
Conferência com Bernhard E. Bürdek
Lançamento do Prémio de Design CIFIAL
Local: Lisboa
isantabarbara@cpd.pt

27 Maio 2008
Design + Multimédia da FCTUC Livraria Almedina Estádio
Local: Coimbra
www.uc.pt/fctuc

11 Maio 2008
RPD 2008_Designing the Industry of the Future entrega de abstracts
Local: Oliveira de Azeméis
rpd@mouldsevent.com www.mouldsevent.com

16 Maio 2008
Seminário Design Cork Meets Science and Industry
Local: Lisboa
www.designcork.com/seminario

17 Maio 2008
Character Design, da ideia à produção ESAP Guimarães
Local: Guimarães
dir@esap-gmr.comwww.esap-gmr.com

12 Maio 02 Junho 2008
3ª edição EDEP Empreendedorismo, Design e Engenharia de Produto IST
Local: Lisboa
arlindo.silva@ist.utl.pt www.dem.ist.utl.pt/~edep

24 Maio 06 Julho 2008
Festival International de l'Affiche et du Graphisme de Chaumont
Local: Chaumont, França
margaridaazevedo@esad.pt www.esad.pt

10 12 Julho 2008
Changing the Change
Local: Turim, Itália
info@changingthechange.org www.changingthechange.org www.torinoworlddesigncapital.it

Peritos do MoMA em Matosinhos

O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha receberam no dia 7 de Maio uma comitiva de vários peritos do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque - MoMA.

Os peritos visitaram Matosinhos para terem um conhecimento aprofundado sobre a situação da arte contemporânea portuguesa.

Esta passagem pelo concelho está integrada no programa do encontro anual do International Council do MoMA, que decorre em Portugal durante 10 dias.

O MoMA é um dos melhores museus de Arte Contemporânea do Mundo, reunindo mais de 150 mil pinturas, desenhos, esculturas, fotografias e peças de design.

Susana Soares no MoMa


Está a decorrer no MoMA, em Nova Iorque, até dia 12 de Maio, uma exposição na qual participa Susana Soares. Tem como tema ‘Design and the elastic mind’ e foi organizada por Paola Antoneli e pela assistente Patrícia Juncosa, aqui ficam os links para o prefácio da exposição e para o website.Três projectos desta designer indutrial, Mestre em ‘Design Interactions’ pelo Royal College of Arts podem ser vistos nesta exposição que tem tido uma grande receptividade por parte do público.Susana soares é actualmente professora visitante no Departamento de Design da Universidade de Siracusa, em Nova Iorque, mas está baseada em Londres, na Universidade de Goldsmith, fazendo parte do projecto ‘Material Beliefs’.

www.moma.org/exhibitions/2008/elasticmind www.materialbeliefs.com www.susanasoares.com

Boa Boca Gourmet na Wallpaper de Abril

A Boa Boca Gourmet foi de novo referenciada na Wallpaper, de Abril, como sendo a empresa do ramo com mais ‘consciência de design’ para o desenvolvimento do seu negócio, desta vez reinventando os biscoitos tradicionais alentejanos e criando uma imagem para este produto.

geral@boaboca-gourmet.com www.boaboca-gourmet.com

Filipa Gagean distinguida pela Revista Print | ESAD Matosinhos

A designer Filipa Gagean, aluna da ESAD de Matosinhos foi distinguida com uma Menção Honrosa no prestigiado concurso internacional promovido pela revista norte-americana Print.

Este ano, seguindo a tradição da escolha de ídolos norte-americanos, a revista Print abriu a votação para os finalistas do ‘Print's 44th Annual Student Cover Competition’.

O júri foi constituído por Miranda Dempster, art director da Art + Auction; Andrew Horton, art director da Business Week; e Lina Kutsovskaya, creative director da Teen
Vogue.

emanuelbarbosa@esad.pt www.esad.pt www.printmag.com

Soraia Abreu no Salão do Móvel em Milão | EST IPCA Barcelos

Uma estudante portuguesa de 21 anos, Soraia Abreu, foi a vencedora do Prémio ReMade in Portugal, integrado no concurso da Caixa Geral de Depósitos, o que lhe permitiu a presença no Salão do Móvel de Milão.
Com a ideia de inovar criou um banco-contentor, multifunções o ‘Ecofavo’, que pretende ver comercializado.Soraia Abreu nasceu em Braga e frequenta o 3º ano do curso de Design Industrial, na Escola Superior de Tecnologia no IPCA, em Barcelos.

www.remadeinportugal.pt www.est.ipca.pt

6 alunos ESAD_Matosinhos seleccionados no Concurso de Cartaz de Chaumont


Os alunos do 4º ano do curso de Design de Comunicação, da ESAD Matosinhos, Letícia Caldas, Inês Ferreira, Francisca Silva, Ricardo Leite, Gonçalo Costa, Anne-Charlotte Coudreau, orientados pela Profª Margarida Azevedo, foram seleccionados no concurso de cartaz ‘Etudiants, tous à Chaumont’ este ano subordinado ao tema Nous, les hommes et les femmes.
É um dos mais mediáticos concursos internacionais neste âmbito. Dos 1287 cartazes apresentados a concurso foram seleccionados 221 propostas de estudantes, 6 dos quais correspondentes aos estudantes desta escola.
Este ano o júri do Festival International de l´Affiche et du Graphisme de Chaumont é composto por Pierre Bernard, Celine Debrenne, Livia Marchand, Philippe Delangle e Marie Bruneau.
O festival internacional do cartaz e das artes gráficas decorre de 24 de Maio a 6 de Julho, em Chaumont_França, e os alunos premiados estarão presentes na inauguração da exposição e na cerimónia em que será revelado o vencedor do concurso.

Marksman Design Awards | Aluna da FBAUL arrebata 2º prémio

Patrícia Susana Santos, estudante da Faculdade de Belas-Artes, do 5º ano do curso de Design de Equipamento, trouxe para Portugal o 2º lugar no Marksman Design Awards - cujo tema era ‘Design the Perfect Pen’ – tendo apresentado a concurso a Tin Pen.
Esta caneta inspira-se numa técnica tradicional, conhecida como metalpoint ou silverpoint, utilizada pelos artistas e os escribas medievais. Tem uma forma triangular e é em aço inox, o que chamou a atenção do júri pois alia a inspiração medieval ao design contemporâneo.
A caneta traz quatro aparos, de diâmetros diferentes, de fácil colocação.

André Gouveia_design office | www.andregouveia.net

O designer industrial André Gouveia tem um novo site. O seu estúdio, no Seixal, desenvolve trabalhos nas áreas de design de produto, equipamento, ambientes e lojas. André Gouveia ganhou já um 1º prémio do concurso internacional Marksman Design Award 05/06 com um gravador de voz e microfone para conversações online. Na imagem EYS Express Yourself, um candeeiro composto por módulos LED que adquire diversas configurações.

Este e muitos mais projectos, para ver no novo site.

andre@andregouveia.net http://www.andregouveia.net/

A janela que é varanda

Vencedora de um dos prémios RED DOT 2008, a Bloomframe é uma janela que se pode transformar em varanda. Com um empurrão, a janela, que tem uma estrutura em harmónio, expande-se, fica baloiçada e passa a ser a guarda da varanda.
"Abrir a Blommframe oferece a possibilidade de se ir até ao exterior e usufruir do espaço livre. Com um simples movimento, luz, ar e espaço são adicionados ao interior", explicam os autores do atelier Hofman Dujardin.

http://www.red-dot.de