Subscribe:

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Aluna do ESAD vence prémio internacional de Design

Uma aluna da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD) venceu a edição deste ano do Concurso Internacional de Desenho Industrial e Inovação, que decorreu em Valência sob o tema "A Bathroom for a Small Apartment", foi hoje anunciado.

Em comunicado, a escola adianta que a criação "Adaptable Washing", de Maria João Portugal, arrecadou um prémio no valor de 2.500 euros e apresentou, conforme imposto pelo programa do concurso, "um projecto de casa de banho para um espaço mínimo habitacional para uma população urbana, jovem e nómada".

Segundo a autora, o projecto "não se apresenta como um habitáculo tradicional hermético, mas adapta-se aos novos e reduzidos espaços habitacionais, permitindo conferir qualquer tipo de solução formal e apresentando-se tanto aberto como fechado".

"Os comuns elementos fixos que constituem este local comportam-se de uma nova forma, conseguem-se tornar activos e móveis", destaca Maria João Portugal.

A designer sustenta ainda que o projecto "remete para um uso passivo e económico ao nível dos recursos energéticos", ao optar pelo duche equipado com uma torneira que emite quantidades fragmentadas e temporizadas de água, num sistema semelhante ao dos balneários públicos".

Realizado no âmbito da feira internacional líder em Cerâmica para Arquitectura e Equipamento para Casa de Banho (Cevisama) e dirigido a estudantes, o concurso premiou ainda, na edição deste ano, dois outros alunos da ESAD com menções honrosas de Design para Casas de Banho (José Manuel da Silva Filipe, com Tude 1, e Mariana Araújo Pimentel, com a criação Axis_WC).
Os 2º e 3º prémios foram atribuídos a Fröebel Cube, da Escuela Tecnica Superior de Arquitectura (UPV), e Sacha Roubeni, da Escola Tecnica Superior de Arquitectura de Barcelona (ETSAB), respectivamente.

A iniciativa distinguiu ainda os melhores trabalhos de Desenho Cerâmico, categoria em que Juan Miguel Martinez Diez, da Escuela de Arte Superior de Diseño de La Rioja, conquistou o 1º prémio.

Personal Views regressa com nomes sonantes do Design Mundial

As conversas sobre definições contemporâneas da prática do design gráfico - «Personal Views» - estão de volta à ESAD, Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.
A primeira destas conferências realiza-se hoje, pelas 15h00, no Auditório da ESAD, em Matosinhos, com Stuart Bailey como primeiro convidado do ano.

Stuart Bailey formou-se pela Universidade de Reading em 1994 e Werkplaats Typografie no ano 2000. Nesse mesmo ano foi co-fundador do jornal Dot Dot Dot. O seu trabalho desde essa altura tem vindo a envolver aspectos de design gráfico, escrita e edição, mais precisamente na forma de publicações para artistas e instituições de arte. Desde 2002, tem trabalhado com Will Holder sob o nome composto de Will Stuart, num leque alargado de projectos que incluem o teatro e o espectáculo. Desde 2006 tem vindo a trabalhar com David Reinfurt sob o nome composto de Dexter Sinister, originalmente estabelecido como uma publicação da abandonada escola Manifesta 6 no Chipre, mais tarde transferida para o Lower East Side de Nova Iorque. De um espaço modesto de uma cave, o workshop pretende modular uma economia "Just-In-Time" da produção de impressão, que funciona em contraposto à realidade contemporânea das linhas de montagem das editoras de grande escala. Aliada à sua encarnação actual como "livraria ocasional" aos Sábados, Dexter Sinister encontra-se actualmente envolvida em várias exposições em galerias e projectos em locais como a Bienal de Lyon 2007, o Centro de Arte Contemporânea de Genebra, a Bienal do Whitney 2008, e o Kunstverein de Munique.

Como já nos habituou, ao longo de quatro anos, o «Personal Views» traz ao nosso país os nomes sonantes do Design Mundial, numa série de conversas, comissariadas por Andrew Howard, que visam examinar as definições contemporâneas da prática do design gráfico, solicitando a designers que falem acerca dos valores e dos objectivos da sua actividade profissional.
O «Personal Views» é uma tentativa de examinar as fronteiras da prática contemporânea, de discutir o que se pode esperar de nós próprios e explorar que objectivos sociais, culturais e criativos que se pretende atingir.

Foram inúmeros os designers de renome nacional e internacional que passaram pelo «Personal Views», tais como Ken Garland, Lucienne Roberts, Phil Baines, Ian Noble, Ricardo Mealha, Tony Credland, Teal Triggs, Henrique Cayatte, Jan Van Toorn, Jonathan Barnbrook, David Crow, Hamish Muir, Paul Elliman, Michael Rock, Katherine McCoy, Heitor Alvelos, Nick Bell, Max Bruinsma, Robin Fior, Karel Martens, Rick Poynor, Linda Van Deursen & Armand Mevis, Graphic Thought Facility, Garth Walker, Steven Heller, Wim Crouwel, Andrew Blauvelt, Neville Brody, Adrian Shaughnessy, William Owen, Erik Spiekermann, Gerard Unger, Jon Wozencroft, Ellen Lupton e Experimental Jetset.

Programa «Personal Views» 2008:

27 Fevereiro STUART BAILEY

7 Março ANDY ALTMANN

4 Abril PAULA SCHER

11 Abril WILLIAM DRENTTEL & JESSICA HELFAND

18 Abril RICK VALICENTI

16 Maio DANIEL EATOCK

30 Maio MICHAEL JOHNSON

6 JunhoIRMA BOOM

Data a definir IAN ANDERSON

Mais informações em