Subscribe:

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Twitter lança “Twitter 101″


Os primeiros passos para o plano de negócios do Twitter é algo intitulado “Twitter 101,” que a empresa já lançou online mas que ainda não foi revelado publicamente.

Embora não existe propriamente muita informação acerca do projecto, a verdade é que ele é basicamente um guia para iniciantes utilizarem e explorarem ao máximo as capacidades do projecto. Algo deste tipo é crucial, especialmente se o Twitter pretende captar a atenção dos empresários. Quando um empresário chega ao Twitter, verdade seja dita, praticamente não sabe o que fazer com a ferramenta nem como utilizá-la para melhorar o seu negócio. Portanto, este guia será praticamente um tutorial a explicar formas de utilização, técnicas e as melhores práticas, entre outras dicas, para ajudar os utilizadores a identificarem-se mais rapidamente com o site.

O Twitter tem planos para rentabilizar eficientemente a sua rede social. Embora não existam planos de cobrar pelo serviço aos utilizadores finais, as empresas que estão a comercializar produtos ou serviços através de canais no Twitter, poderão seguramente vir a ser cobradas pela utilização do serviço para vias comerciais. Para garantir que o seu produto é business-friendly, o Twitter resolveu criar o “Twitter 101″.

Visite em http://twitter.com/twitter101

Matosinhos + Azul


A Câmara Municipal de Matosinhos e a ESAD - Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos estão a pintar a cidade de azul.

Este ano com 9 bandeiras azuis, melhores acessibilidades, maior qualidade das águas e mais segurança, o Verão de Matosinhos promete ser mais azul.

A Câmara Municipal de Matosinhos, com a colaboração da ESAD - Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, lançou em Junho a campanha "MATOSINHOS + AZUL". Esta campanha de comunicação, concebida e desenvolvida pela ESAD, está a "pintar a cidade de azul". Com bandeiras, outdoors, mupis e folhetos a espalhados pela cidade, Matosinhos está a viver um "Verão azul".

O objectivo desta campanha é transformar a imagem de uma das zonas mais importantes da cidade - a Orla Costeira. Esta faixa marítima, que esteve tanto tempo deixada ao esquecimento, mas que encerra um imenso potencial, tem agora 9 bandeiras azuis. Significa isto que a Orla Costeira reúne actualmente as condições necessárias para garantir a qualidade das suas águas, novas acessibilidades, parques de estacionamento, áreas dunares conservadas, um percurso em passadiço, uma ciclovia, ribeiras valorizadas ambientalmente e sinalética informativa e direccional específica.

Esta campanha de comunicação pretende criar uma marca que reflicta a personalidade da Orla: ali existe uma forma de viver, de sentir, de fazer as coisas; ali existe uma história particular, desde sempre ligada ao mar; ali existe um imenso potencial que todos os cidadãos são agora convidados a conhecer.

Este é, aliás, o motivo pelo qual os protagonistas da campanha são as pessoas que participam no projecto: desde o pescador, ao funcionário da autarquia, aos estudantes da ESAD, aos nadadores-salvadores, futebolistas do clube local, surfistas, etc..

A renovação completa desta faixa litoral faz parte do Plano de Requalificação da Orla Costeira "Matosinhos Mar", servido pela maior candidatura aos fundos comunitários em todo o país, que está em marcha desde 2007 e que será concluído com a obra da marginal entre o Cabo do Mundo e Angeiras, também já aprovada.

A Câmara Municipal de Matosinhos envolveu a ESAD neste ambicioso projecto de requalificação costeira, que visa optimizar 12 quilómetros de praias.

Numa primeira fase, a ESAD realizou o levantamento, investigação e análise da Orla Costeira. E a partir daí pensou um estilo de vida para este novo espaço, que se traduz na criação da logo-marca "Matosinhos Mar". Com base nos dados recolhidos e nas necessidades identificadas, a ESAD criou todo o sistema de comunicação, sinalética e animação da Orla Costeira, aplicado nas praias, na estrada e no passadiço.

Entretanto, fruto de uma parceria entre a Câmara, a Autoridade Marítima do Norte e a ESAD, foi criado o Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos, cabendo à escola a realização da comunicação e criação da marca e a concepção de uma Torre de Vigia. Estes projectos estão neste momento em fase de produção e implementação.

Em paralelo, a comunidade escolar da ESAD foi também chamada a participar, resultando na integração em projectos académicos dos alunos dos cursos de Design de Comunicação e Produto, Joalharia e Multimédia.

Matosinhos é hoje laboratório de renovação costeira. O objectivo final deste projecto é ornar a Orla Costeira de Matosinhos mais apelativa para o turismo, ao mesmo tempo que se promove a qualidade de vida dos matosinhenses.

Prémio Concreta Design 2009

O Prémio Concreta é atribuído com periodicidade bienal. Tem como objectivo incentivar a qualidade de produtos com carácter inovador, na Península Ibérica, e especificamente produtos apresentados na Concreta, uma Feira Internacional de Materiais de Construção e Obras Públicas, na Exponor (este ano de 20 a 24 de Outubro). Assim, podem ser alvo de candidatura à edição deste ano materiais produzidos por empresas expositoras presentes na Concreta 2009.

Data limite para entrega das candidaturas:
28 de Setembro.

A cerimónia de entrega de prémios está agendada para a mesma altura da Feira.

O regulamento do concurso foi validado pelo Centro Português de Design e pode ser consultado em:

www.cpd.pt | designers | concursos www.concreta.exponor.pt
www.arquitectos.pt |www.oasrn.org www.aiccopn.pt | www.oern.pt

Secretariado do Prémio: canatafernandes@netcabo.pt

PND Prémios Nacionais de Design 2009 | Candidaturas até 31 de Agosto

Todas as informações sobre os regulamentos, as fichas de inscrição e a composição do júri dos Prémios Nacionais de Design, este ano com três vertentes, estão disponíveis para consulta no site do CPD.

O Prémio Sena da Silva visa distinguir e promover as melhores práticas de Design que contribuam para a inovação, a competitividade, o desenvolvimento económico e seus impactos na sociedade.

O Prémio Daciano da Costa pretende distinguir e promover as capacidades e competências de jovens designers de Produto/Industrial.

O Prémio Sebastião Rodrigues visa distinguir e promover as capacidades e competências de jovens designers de Comunicação/Gráfico.

paula.gris@cpd.pt | www.cpd.pt | Designers | Prémios Nacionais de Design

‘Duas Estradas’ e ‘Andar por aí’, dois novos livros do Planeta Tangerina

No passado dia 16, no Mercado de Oeiras, o Planeta Tangerina surpreendeu os já habituais leitores com o lançamento de dois novos livros ‘Duas Estradas’ e ‘Andar por aí’.

Lembramos que os livros podem ser adquiridos em várias lojas e livrarias e encomendados por e-mail.
editora@planetatangerina.com
www.planetatangerina.com

Finalistas de Design do Produto dão resposta à crise dos sectores da filigrana e da cerâmica com o projecto Luxtiles | IPV

O curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo afirma-se, há mais de uma década, como uma referência do ensino em design no Norte de Portugal. Uma das motivações do curso é fortalecer as ligações com o mundo empresarial enquanto futuro cenário de trabalho para os alunos formados.

Os futuros designers do Politécnico de Viana do Castelo desenvolveram um projecto inovador, o ‘Luxtiles’ cruzando a filigrana dos ourives da Póvoa de Lanhoso com os materiais cerâmicos de alta tecnologia, apresentado à imprensa no passado dia 16, pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pelo Museu do Ouro de Travassos.

A exposição está patente ao público até 31 de Agosto, na Oficina Cultural do IPVC.

aparo@estg.ipvc.pt

Ambientes, Esboços e Int(erv)enções. Propostas | IPVC

O Curso de Design de Ambientes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo promove uma exposição de trabalhos académicos em Viana Castelo.
O âmbito desta exposição assume um conteúdo de trabalhos com o intuito de projectar para a comunidade parte da produção que a equipa docente e os alunos concebem e realizam. O título desta iniciativa encerra um quadro amplo de ideias e de actos desenvolvidos durante o corrente ano lectivo.
A exposição estará aberta de 17 a 26 de Julho, no Posto de Turismo de Viana do Castelo.
anacurralo@estg.ipvc.pt | http://portal.ipvc.pt

Exposição ‘Ícones do Design’ da Colecção Paulo Parra

A Câmara Municipal de Évora inaugurou no passado dia 11, na Igreja de S. Vicente, a exposição ‘Ícones do Design’, da colecção Paulo Parra.

Objectos utilitários, criados no século XX, considerados ícones do design. Muitos dos quais também constam de outras colecções como a do Museu de Arte Moderna em Nova Iorque, do Design Museum de Londres, do Centre Georges Pompidou de Paris, ou do MUDE de Lisboa.

Estão expostos objectos de Peter Beherens, Wilhelm Wagenfeld, Henry Dreyfruss, Walter Dorwin Teague, Mario Bellini, Jacob Jensen ou Philipe Stark. ‘A estes nomes, protagonistas no processo de humanização dos sistemas tecnológicos, é atribuída a autoria de algumas das peças mais importantes da história do design industrial.’

Algumas peças tivemos ou temos em nossas casas, outras gostaríamos muito de as ter.

A mostra estará patente ao público até dia 30 de Setembro.

http://www.cm-evora.pt | http://ppdesign.tripod.com

Associação PIN | Petição online

Foi criada e colocada online uma petição ‘Joalharia Contemporânea em Risco’.
A Associação acredita poderem ser assim reunidas as condições necessárias à reformulação da legislação da Contrastaria em Portugal.

E-design

Visões para o Ensino na Europa nos Novos Contextos Ambientais e Económicos

O e-design Congresso do Ensino Superior de Design, no âmbito do Projecto do Observatório do Ensino Superior de Design, decorrerá nos dias 6 e 7 de Novembro próximo, nas instalações da Culturgest.

O Congresso conta com o endorsement do BEDA The Bureau of European Design Associations.

A iniciativa tem por objectivo reflectir sobre o ensino desta área científica em Portugal e na Europa (1º, 2º e 3º ciclos), o impacto de Bolonha e da profissão no mercado.

O Congresso tem como destinatários as Unidades de Ensino Superior que leccionam Design, as Unidades de Investigação em Design, directores/coordenadores de cursos, professores e investigadores.

Conta já com um vasto painel de oradores confirmados.

Mais informação no micro-site: www.congressoe-design.eu

Pepsi Logo vs. Coca Cola Logo