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segunda-feira, 29 de março de 2010

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Steve Jobs anda a processar toda a gente por, alegadamente, estarem a copiar a Apple. Este vídeo é uma excelente paródia à "febre judicial" da Apple.

Facebook vai voltar a mexer na privacidade

Apesar da polémica levantada pelas mudanças apresentadas no final do ano passado, o Facebook quer voltar a fazer alterações ao serviço que vão "mexer" com a privacidade dos utilizadores.

A intenção é comunicada numa mensagem publicada no blog oficial do serviço e está submetida à apreciação dos membros daquela que já é considerada a maior rede social do mundo.

A empresa explica que está a desenvolver novos "produtos" - que terão implicações ao nível da política de privacidade e da "declaração de direitos e responsabilidades" do serviço (revistos em Dezembro de 2009) - que descrevem como "interessantes oportunidades para melhorar a forma como as pessoas se ligam e partilham as coisas que fazem parte da sua vida". Mas, a avaliar pelos comentários, as propostas não estão a agradar à comunidade.

Entre as propostas inclui-se a possibilidade de disponibilizar dados sobre os utilizadores, nomeadamente o nome, fotografia, lista de amigos e outras informações públicas do seu perfil, que poderão ser utilizados por aplicações de terceiros, e ser usados por estes para fins publicitários, por exemplo.

O Facebook fala em trabalhar com alguns sites "parceiros", que serão automaticamente autorizados a "oferecer uma experiência mais personalizada" quando visitados por um utilizador da rede social. Paralelamente, o Facebook promete introduzir controlos de privacidade para as suas novas funcionalidades.

A experiência será semelhante aquilo que acontece actualmente com quem escolhe usar o Facebook Connect, que permite utilizar a conta do Facebook (e informação adjacente) para autenticação em outros sites e serviços, com a consequente partilha de dados e informações.

A serem introduzidas as alterações, o problema coloca-se principalmente ao nível da noção por parte dos utilizadores de que essa informação está a ser partilhada, uma vez que, mesmo sendo garantida a opção de desactivar essa partilha, podem nem sequer se aperceber de que os dados estão a ser disponibilizados por acederem a sites "parceiros" enquanto têm sessão iniciada no Facebook.

Outra das novidades anunciadas é a introdução da possibilidade de "marcar" (tagg) um utilizador, em fotografias e vídeos, pela sua localização geográfica, e não apenas pelo seu nome.

Anteriormente a empresa tinha já comunicado a intenção de criar um campo para incluir dados sobre localização geográfica às publicações, que será substituída pela opção de referência a um "local" - que poderá remeter também para uma página Web de um local, como um restaurante na zona onde se encontra, exemplifica a empresa.

O Facebook não avança uma data para introdução daquilo que designa como os novos "produtos", explicando que estes ainda não estão finalizados e pede aos utilizadores que contribuam com as suas opiniões até 3 de Abril. Espera-se que sejam avançados mais detalhes durante o próximo mês, durante a conferência Facebook F8, em São Francisco (EUA).

Evian: We’re all babies inside




Evian continues the baby mania in this new print campaign from BETC Euro RSCG in Paris. Shot by fashion photographer Nathaniel Goldberg, the ads features ‘real people’ rather than models, and contain the new Evian strapline: Live Young.

Here the Rollerbabies film.

Advertising Agency: BETC Euro RSCG, Paris, France
Global Creative Director: Rémi Babinet
Art Director: Agnès Cavard
Copywriter: Valérie Chidlovsky
Photographer: Nathaniel Goldberg

Mixed Emotions



Design de José Luis García Eguiguren, estudante da Elisava Escola Superior de Disseny em Barcelona, Espanha. A idéia do Mixed Emotions é trazer, como o próprio nome já diz, uma mistura de emoções, neste caso o estudante selecionou diversos tipos de sabores para serem combinados com vodka.

A combinação é feita na hora em que o consumidor bebe o drink. Tubos cilindricos, em forma de espiral, armazenam os dois líquidos em ambientes separados, veja nas fotos.

O design das garrafas é diferenciado, e segundo o designer, além da questão sensorial e do consumo de experiências, isso se deve ao propósito dos consumidores poderem dançarem, pularem, e ficarem doidões sem se preocupar em derramar a bebida pra todos os lados, realmente isso é um incoveniente nos drinks das casas noturnas.

Proposta economiza no espaço e facilita o transporte


Criação do estudante Andrew Kim, as novas propostas de embalagens não são somente bonitas mas também sustentável e inteligentes. O novo formato quadrado traz uma racionalização de espaço, facilitando o transporte, armazenagem, e espaço no ponto de venda.

A argumentação de um transporte mais eficiente é bastante válida quando trata-se da Coca-Cola, que vende cerca de 3 milhões de garrafas por dia. Além disso o designer pensou também no design pós-uso, onde a garrafa de plástico tem seu tamanho reduzido em até 66% quando amassada.

Cerveja Norsk OL


A criação é da designer Ryanna Christianson, recentemente graduada na Universidade Stevens Point de Wisconsin. O trabalho dela se expande principalmente nas áreas de embalagens, tipografias, logotipos, e outras áreas gráficas.

Segundo a designer a "Norksk OL é uma bebida alcoólica com base em pesquisas nas tradições e folclores norueguesas. Na garrafa é representado um personagem do folclore norueguês chamado "Nisse", pequenas criaturas míticas que trazem boa sorte, mas também são um tanto quanto traiçoeiros".