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quinta-feira, 29 de outubro de 2009




Imagem da união

A expressão da união de Portugal e Espanha, através da paixão pelo Futebol, e da vontade dos dois países na conquista da organização do Campeonato do Mundo 2018/2022 esteve na base do logótipo da Candidatura Ibérica que foi apresentado oficialmente, esta quinta-feira (29 de Outubro), em conferência de imprensa, que teve lugar na sede da Federação Portuguesa de Futebol, em Lisboa.

Inspirado nos “mestres” Juan Miró e José de Guimarães (autores de reconhecidas identidades lusas e espanholas), o logótipo apresenta um estilo “plástico e muito expressivo que exprime a vontade vencedora dos dois países”, segundo explicou o Director-Geral da empresa que idealizou a imagem da Candidatura Ibérica, a Euro RSCG Design & Arquitectura, Eugénio Chorão.

“Procurámos criar uma imagem moderna, contemporânea e apelativa que fizesse a fusão entre os dois países – por intermédio das suas bandeiras – através da paixão que os une pelo Futebol”, sintetizou.

Para o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, este logótipo representa na perfeição a génese da Candidatura Ibérica: “Uma candidatura única, apoiada por dois países”. “Este logo, escolhido entre cinco outras propostas, espelha a união e a vontade de dois países entrelaçados, não só pela geografia e pela cultura, mas fundamentalmente pela história de muitos séculos”, explicou.

“Vamos disputar “um jogo” muito difícil, diante de outras candidaturas de grande qualidade, mas estamos muito empenhados e determinados em trazer para Portugal e Espanha o Campeonato do Mundo. Quer a FPF, quer a Real Federação Espanhola encomendaram estudos a entidades independentes e todos eles chegaram à conclusão de que o evento é altamente convidativo e de grande sucesso”, referiu o responsável máximo da FPF.

Já o Presidente da RFEF, Angel Villar, lembrou “os elementos que une os dois países, que possuem culturas similares e uma histórica que se toca em muitos momentos”. “Queremos conduzir esta candidatura até à vitória e prestar um grande serviço à família do Futebol Mundial”, disse, congratulando-se com o apoio que já foi manifestado pelos dois Governos.

Recorde-se que o logótipo foi escolhido entre várias propostas apresentadas por empresas espanholas e portuguesas, tendo sido posteriormente aprovado pela FIFA.

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