Subscribe:

domingo, 8 de março de 2009

Good sites

Uma experiência interactiva 360º
http://www.armanijeans.com

Bjorn Borg Collection
http://www.bjornborg.com/en/Collection/InAction/

Okinawa Churaumi Aquarium
http://www.churaumi-hakken.jp/p3/

Hyundai Genesis Coupe
http://www.hyundaigenesis.com/coupe/

Air Jordan 2009
http://www.nike.com/jumpman23/aj2009/

Sony Releases

Agenda Design

28 Fevereiro 2009 INOV-Art 1ª fase de candidaturas Data limite
Local: Lisboa Mais informações: www.dgartes.pt/inov-art/index.htm

08 Março 2009 Observeur du Design 10ª edição_ exposição Data limite
Local: Paris, França www.cite-sciences.fr/francais/ala_cite/affiche/observeur-design-2009

12 15 Março 2009 ModaLisboa Estoril ‘Heartcore’
Local: Cascais www.modalisboa.pt http://www.youtube.com/watch?v=3YhxMy6xQdE

19 Março 2009 Exposição ILUSTRA_underground ETIC Data limite
Local: Lisboa info@etic.pt www.ilustra.org

21 29 Março 2009 Inhouse Exponor
Local: Matosinhos anabela.natario@exponor.pt www.exponorinhouse.exponor.pt

06 Março 2009 Concurso InPAR - Oceanário de Lisboa Data limite
Local: Lisboa sgranchinho@oceanario.pt www.oceanario.pt

11 Março 2009 Concurso de Ambientes EXPONOR INHOUSE 2009_ candidaturas Data limite
Local: Matosinhoshermana.noronha@exponor.pt www.inhouse.exponor.pt

31 Março 2009 The World Design Capital 2012 inscrições Data limite
Local: Seoul, Coreia do Sul www.worlddesigncapital.com

24 Abril 2009 Creative Design Awards CERANOR_ Casa Cláudia Data limite
Local: Matosinhos www.ceranor.exponor.pt

13 Fevereiro 2009 Plagiarius Awards 2008_ cerimónia de entrega de prémios
Local: Frankfurt, Alemanha http://www.plagiarius.com/e_awards_plag2008.html

30 Junho 2009 31 Janeiro 2010 Wolda’ 09 The Worldwide Logo Design Annual
Datas limite
Local: Milão, Itália areti@wolda.org www.wolda.org

16 18 Junho 2009 Design Plus_ Material Vision 2009
Local: Frankfurt, Alemanha www.designplus-materialvision.de www.messefrankfurt.com materialvision@german-design-council.de www.german-design-council.de

09 11 Março Workshop ‘Exploring Comics’ e conferência ‘Life in Comics’ ESAD
Local: Matosinhos lab@esad.pt www.esad.pt

12 Março 2009 O IADE inaugura primeira ‘Academia Apple’ de Lisboa_ abertura
Local: Lisboa www.iade.pt

26 Março 2009 Workshop Tendências da competitividade global na Educação Superior em Design UM Guimarães_ inscrições Data limite
Local: Guimarães http://ichem2009mgg@det.uminho.pt www.icheme.org

Workshop ‘Exploring Comics’ e conferência ‘Life in Comics’ | ESAD

A ESAD Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, em parceria com a Livraria Mundo Fantasma, vai receber James Sturm no workshop ‘Exploring Comics’ e na conferência ‘Life in Comics’.

A Livraria Mundo Fantasma apresenta uma exposição com originais de James Sturm, que inaugura a 11 de Março. O workshop vai ter lugar nos próximos dias 9,10 e 11 de Março, e neste último dia decorrerá a conferência no auditório da escola.

As inscrições devem ser feitas através do e-mail: lab@esad.pt www.esad.pt

Workshop Tendências da competitividade global na Educação Superior em Design | UM Guimarães

No próximo dia 2 de Abril, no Centro Cultural de Vila Flor, em Guimarães, decorrerá um workshop sobre as Tendências da competitividade global na Educação Superior em Design (Trends in Global Competitiveness on Design Higher Education).
Trata-se de uma oportunidade de reunir todos aqueles que estão envolvidos com o Ensino Superior em Design em Portugal e debater a competitividade internacional dos cursos portugueses.
O workshop está inserido na ‘4th International Conference on Higher Education Marketing’ e, como tal, dará direito ao diploma de participação correspondente.
O debate terá dois oradores convidados, o Designer Henrique Cayatte (presidente do CPD) e o Prof. Antoni Remesar (professor e investigador de design urbano) da Universidade de Barcelona.
Os interessado em submeter um abstract ou um poster ao workshop deverão fazê-lo até dia 10 de Março.
As inscrições decorrem até ao dia 26 de Março.
Os interessados deverão enviar um e-mail a manifestar a intenção de participação.
Formulário de inscrição em: http://ichem2009mgg@det.uminho.pt www.icheme.org

O IADE inaugura primeira ‘Academia Apple’ de Lisboa

O IADE Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing vai criar a ‘Academia Apple’, o primeiro centro autorizado de treino Apple, de cariz institucional, de Lisboa.
O projecto, que está integrado no IADE Academias, arranca no próximo dia 12 de Março e é composto por 12 cursos de pequena e média duração.
Os cursos destinam-se à formação de estudantes e profissionais que utilizam software Apple e Adobe e que desejem dar resposta à evolução dos respectivos estudos e carreiras.
Mais informações: www.iade.pt

Concurso de Design Projecto Remade in Portugal

Para jovens licenciados e empresas nacionais Remade in Portugal é um projecto que procura incentivar a criação e o desenvolvimento de produtos cuja composição integre uma percentagem de, pelo menos, 50 % de matéria proveniente de processos de reciclagem.
Esta reciclagem divide-se em 2 campos: pré e pós-consumo. Este projecto materializa-se em exposições periódicas que ocorrem tanto em território nacional como a um nível internacional com o objectivo de difundir a cultura do eco-design e do desenvolvimento sustentável.
O Remade in Portugal é a transposição para o panorama nacional de um projecto italiano denominado Remade in Italy, criado em 2004 pelo arquitecto Marco Capellini com a colaboração da entidade italiana Regione Lombardia.
No âmbito de um protocolo entre o CPD e o Remade realiza-se a 1ª edição do concurso que visa sensibilizar jovens licenciados em Design, até 35 anos, e empresas nacionais para a utilização de materiais reciclados e para uma prática profissional com preocupações ambientais.
As candidaturas devem ser entregues em mão, ou remetidas por correio, impreterivelmente até ao dia 6 de Abril de 2009, entre as 9h30-13h00 e as 14h30-18h00, na sede do Centro Português de Design.
Regulamento: www.cpd.pt

Exposição ILUSTRA_underground | ETIC

Até 19 de Março, pode ser visitada a exposição Ilustra_underground na estação de Metro do Cais do Sodré.
A primeira edição do PRÉMIO DE ILUSTRAÇÃO ETIC, (ILUSTRA_TE) realizou-se em 2005 e foi um sucesso, abrindo caminho para as edições que se realizaram em 2006 e 2007 (ILUSTRA_outros e ILUSTRA_Portugal) e que confirmaram a importância desta iniciativa e dos objectivos que estão na base da criação deste prémio ETIC: a crescente importância da ilustração enquanto forma de criação e expressão.
info@etic.pt www.ilustra.org

Manuel Lima entre os mais criativos e influentes de 2009

O designer português Manuel Lima foi eleito pela revista norte americana Creativity, editada pela AdAge, como uma das ‘50 mentes mais criativas e influentes de 2009’.

Manuel Lima vive em Londres e trabalha como senior user experience designer para a Nokia. É fundador da VisualComplexity.com

A revista refere, a propósito do trabalho do designer, que Manuel Lima ‘poderá tornar-se no Edward Tufte do século XXI’, uma das referências mundiais da infografia.

Entre outros foram apontados como mentes criativas e influentes para 2009 personalidades como o realizador David Fincher, o fundador da Amazon.com Jeff Bezos, o estratega da campanha de Obama, David Axelrod, e o arquitecto Jean Nouvel.

www.mslima.com

Watchmen | Créditos iniciais

A sequência de abertura de “Watchmen”, filme baseado na histórica HQ de Alan Moore e Dave Gibbons, vem sendo comentada com destaque pelo público e crítica especializada.

Produzida pelo estúdio yU+Co, com supervisão de Zack Snyder, os créditos iniciais, além da beleza plástica e carga emocional para quem já é familiarizado com os quadrinhos, resolvem um grande problema do director: resumir em cinco minutos e meio uma parte essencial da história.

Ao som de “The Times They Are A-Changin” de Bob Dylan, vemos o auge e decadência dos Minutemen, além do contexto histórico que seguiremos pelo resto do filme. Uma outra maneira de contar uma história alternativa de “Watchmen”, a HQ dentro da HQ, foi lançar uma animação directo em DVD.