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quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Centre des Sciences de Montréal, Tahiti 3D movie: Surf



Advertising Agency: Cossette, Montreal, Canada
Creative Director: Antoine Bécotte
Art Directors: Jean-Simon Charland, Antonin Boiveau
Copywriters: Antoine Bécotte, Étienne Mérineau

Petzone: Tick, Flea



“Don’t let ticks and fleas become your pets. Petzone. Where pets come first.”

Advertising Agency: Tonic International, Dubai, UAE
Creative Director: Vincent Raffray
Art Director: Peter Walker
Copywriter: Vincent Raffray
Photographer: Rainer Holz
Published: August 2010

UPS Express Delivery: Speed ambient



Advertising Agency: Ogilvy & Mather, Jakarta, Indonesia
Creative Directors: Gary Caulfield, Millaty Ismail, Alfa Aphrodita
Copywriters: Gary Caulfield, Stevie Sulaiman
Art Directors: Nicholas Kosasih, Alfa Aphrodita
Photographers: Handri Karya, Heru Suryoke. Prop

Total Nutrition Corporation: Burn Bag



Agency: DDB DM9 JaymeSyfu, Manila, Philippines
Executive Creative Director: Merlee Jayme, Eugene Demata
Creative Director: Gogie Sinson, Allan Montayre
Art Director: Gogie Sinson
Copywriter: Biba Cabuquit
Photographer: Mark Nicdao

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Google: Gmail Phone Calls

Geo-localização: o Big Brother do Social Media Marketing? Publicado por António de Castro

Excelente artigo publicado por António Castro em http://www.yenportugal.com/forum/topics/geolocalizacao-o-big-brother?xg_source=facebook

O visionário e trágico mundo preconizado por George Orwell, na inspirada magnum opus "1984", publicado no distante ano de 1949, sempre me alimentou de forma marcante com questões de ordem ética, social e política, assentes na obliterante falta de privacidade do cidadão face ao poder tecnológico do estado totalitário, controlador e censório. Ainda que se possa ver na obra de Orwell uma visão trágica e teatral do domínio da tecnologia observadora do Grande Irmão "Big Brother is Watching You", a realidade actual faz-nos ponderar seriamente sobre a recolha de dados e utilização dos mesmos para controlar os fluxos de informação e os perfis individuais dos cidadãos digitais.

Se há informação preciosa para as marcas, Marketeers e profissionais da comunicação promocional, é o perfil sócio-cultural e económico de cada cidadão, potencial consumidor de bens e serviços; traçar um perfil de um grupo de consumidores é um dos primeiros passos eficazes para potenciar a eficácia e alcance da mensagem promocional. Sendo esta uma realidade que de novidade nada tem, entramos numa nova era em que adicionamos ao perfil pessoal a possibilidade da geo-localização de conteúdos, actividades sociais, abrindo portas ao perfil geográfico, hábitos, rotinas presenciais e locais frequentados. O Facebook, que anunciou recentemente a introdução de uma funcionalidade chamada "Facebook Places", de momento apenas disponível para os Estados Unidos, está a piscar literalmente o olho à informação que os utilizadores estão dispostos a dar, relativamente à localização das suas actividades, em troca do esquecimento voluntário da privacidade. Inserido num contexto de crescente utilização de terminais móveis para acesso à Internet e redes sociais, o Facebook aproxima-se em termos de tendência do FourSquare, que tem dado que falar nas actividades e partilha do posicionamento geo-referenciado dos seus utilizadores.

O potencial de "vigia" e auscultação efectiva do percurso geográfico do consumidor será uma tendência e uma realidade a curto prazo. O Marketing, que até há bem pouco tempo não podia contar com a dimensão "localização em real time" para captar a atenção dos consumidores, tem novos desafios e fantásticas oportunidades de relacionamento efectivo, interactivo e baseado num conceito revolucionário: a proximidade da marca, bem, produto ou serviço com o seu alvo relacional.

A compra, e escolha de produtos em detrimento de outros, será uma experiência mais rica para o consumidor e mais eficaz para a marca, guiando-se por critérios mais consensuais, mais relevantes e mais coincidentes com o perfil de cada um de nós. Ainda que o preço a pagar, voluntariamente, seja a ausência cada vez maior de privacidade e aumento da partilha diária de hábitos sociais para o mundo. O Facebook, bem como o FourSquare, Gowalla e outros aplicativos que partilham e amplificam a nossa localização, parecem estar a transformar inocentemente a nossa vida num "role playing game" com ganhos substanciais para as marcas e empresas mais ávidas pelos perfis psicológicos dos consumidores.


António de Castro
Social Media Manager | Blogger
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