Subscribe:

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Aluna do ESAD vence prémio internacional de Design

Uma aluna da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD) venceu a edição deste ano do Concurso Internacional de Desenho Industrial e Inovação, que decorreu em Valência sob o tema "A Bathroom for a Small Apartment", foi hoje anunciado.

Em comunicado, a escola adianta que a criação "Adaptable Washing", de Maria João Portugal, arrecadou um prémio no valor de 2.500 euros e apresentou, conforme imposto pelo programa do concurso, "um projecto de casa de banho para um espaço mínimo habitacional para uma população urbana, jovem e nómada".

Segundo a autora, o projecto "não se apresenta como um habitáculo tradicional hermético, mas adapta-se aos novos e reduzidos espaços habitacionais, permitindo conferir qualquer tipo de solução formal e apresentando-se tanto aberto como fechado".

"Os comuns elementos fixos que constituem este local comportam-se de uma nova forma, conseguem-se tornar activos e móveis", destaca Maria João Portugal.

A designer sustenta ainda que o projecto "remete para um uso passivo e económico ao nível dos recursos energéticos", ao optar pelo duche equipado com uma torneira que emite quantidades fragmentadas e temporizadas de água, num sistema semelhante ao dos balneários públicos".

Realizado no âmbito da feira internacional líder em Cerâmica para Arquitectura e Equipamento para Casa de Banho (Cevisama) e dirigido a estudantes, o concurso premiou ainda, na edição deste ano, dois outros alunos da ESAD com menções honrosas de Design para Casas de Banho (José Manuel da Silva Filipe, com Tude 1, e Mariana Araújo Pimentel, com a criação Axis_WC).
Os 2º e 3º prémios foram atribuídos a Fröebel Cube, da Escuela Tecnica Superior de Arquitectura (UPV), e Sacha Roubeni, da Escola Tecnica Superior de Arquitectura de Barcelona (ETSAB), respectivamente.

A iniciativa distinguiu ainda os melhores trabalhos de Desenho Cerâmico, categoria em que Juan Miguel Martinez Diez, da Escuela de Arte Superior de Diseño de La Rioja, conquistou o 1º prémio.

0 comentários: