Subscribe:

terça-feira, 13 de maio de 2008

Simpósio de pintura em Matosinhos


Os artistas plásticos Alexandro, Francisco Laranjo, Isabel Sabino e Victor Costa são os convidados da edição deste ano do Segundo Simpósio Internacional de Pintura de Matosinhos, "Terra de horizonte e mar", que decorre até 23 deste mês na Galeria Municipal.


Da responsabilidade da cooperativa Árvore e comissariada pelo pintor José Emídio, a iniciativa deste ano conta com a presença de quatro artistas que irão trabalhar em público e, desta forma, desvendar alguns dos "segredos" que utilizam no dia a dia, no momento da concepção da obra.


Promovido pela autarquia de Matosinhos, o simpósio pretende estreitar as ligações entre o público e o artista e também proporcionar ao observador a hipótese de assistir ao nascimento e acompanhamento da criação da chamada obra de arte.


Para muitos que passarão por aquele espaço, incluindo alunos, será provavelmente a primeira vez que contactam com esta espécie de ateliê ao vivo.


Poderão contactar directamente o artista e sentir bem de perto o aroma das tintas e perseguir o normal percurso de uma tela, desde o branco até à imensidão da cor.


O critério que levou à escolha destes quatro artistas, deve-se, de acordo com a Árvore, - tal como no primeiro simpósio que teve lugar no ano anterior - não apenas ao reconhecimento dos seus percursos artísticos, mas também à experiência e facilidade de adaptação a este género de iniciativa.


Entretanto, até ao próximo dia 23, na Galeria Municipal, estarão expostos os trabalhos criados na edição anterior, enquanto que, de 23 a 31 deste mês, serão mostradas as obras que, entretanto, serão criadas durante o simpósio que decorre.

0 comentários: