É o primeiro evento oficial do Ano Europeu da Criatividade e da Inovação e o primeiro de vários organizados pela INOVA. O FCC09 arranca dia 4 de Fevereiro, em Matosinhos.Como forma de reafirmar a missão de mostrar a singularidade do sector cultural a
Associação para a Cultura e a Criatividade, ou agência INOVA, anunciou o primeiro de vários projectos nacionais a realizar em 2009.
Assim sendo, apresenta a sua pretensa «montra de todo o sector cultural criativo» na Exponor de Matosinhos a partir do dia 4 e até 8 de Fevereiro, com o Alto Patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO.
Tendo como tema Imaginar- Criar- Inovar! o FCC09 engloba ainda iniciativas como
CONCEPTA - Feira Internacional de Arte, Cultura e Indústrias Criativas; e o
TEMPUS - Salão Internacional dos Museus e do Património.
Inserida no calendário oficial do
Ano Europeu da Criatividade e da Inovação,o Fórum, promovido pela agência nortenha, prepara-se para simultaneamente demonstrar como a cultura é um vector transversal a múltiplas actividades.
Segundo a organização, a «necessidade de financiamento é vital para qualquer projecto.
Candidaturas, parcerias, mecenato, patrocínios, montagem de projectos são hoje termos com que os artistas e os responsáveis por qualquer projecto cultural se têm de defrontar.
O diálogo entre os mundos da arte, cultura e indústrias criativas, por um lado, e os da economia, da gestão e da política, por outro, são uma necessidade vital para ambos e para o desenvolvimento do país».
O certame inclui a realização de debates sobre temas como A Participação da Sociedade Civil no sector cultural e criativo e Mecenato e Patrocínio - Responsabilidade social e cultural das organizações.
Uma das fortes presenças confirmadas é a da incubadora de indústrias culturais
In Serralves.
As
inscrições para participar como expositor no FCC09 terminam dia 14 de Janeiro.