Subscribe:

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Google vê YouTube tornar-se rentável muito brevemente…

Depois de adquirir o YouTube por cerca de $1.65 mil milhões de dólares, a Google ainda se encontra à procura de formas de tornar o portal de videos nº1 do mundo, num negócio rentável.

A Google tem trabalhado cada vez mais de perto com Hollywood, fechando acordos e licenças com a Time Warner e Walt Disney, por exemplo. Estas parcerias irão ajudar à introdução de novos conteúdos profissionais e exclusivos no YouTube, sendo que a Google vê isso como uma necessidade para conseguir atrair novos anunciantes.

Analistas financeiros estão agora a prever que o YouTube irá perder cerca de $70 milhões de dólares e $500 milhões de dólares no total de 2009, sendo que estes montantes resultam de um investimento que a Google está a efectuar com o intuito de tornar o Youtube num modelo de negócio rentável. Independentemente de ter adquirido o portal por um valor exorbitante em 2006 — e continuar a perder dinheiro — a grande carga de utilizadores e autoridade que o site tem, poderá fazer com que a Google no futuro crie um negócio milionário, se conseguir atrair anunciantes de topo para o seu portal.

O Youtube está já a tentar ganhar dinheiro com os seus conteúdos, como haviamos revelado num artigo sobre o Youtube Adsense. O YouTube utiliza anúncios de banners na sua homepage, anúncios de texto pelo site todo, entre outros conteúdos específicos como trailers e entrevistas exclusivas.

A Google, à medida que continua a tentar atrair anunciantes para a plataforma, revela que tem conseguido excelentes receitas e crescimento indirecto devido à compra do Youtube, e que essa tendência irá prolongar-se durante 2009.

0 comentários: