Subscribe:

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Matosinhos + Azul


A Câmara Municipal de Matosinhos e a ESAD - Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos estão a pintar a cidade de azul.

Este ano com 9 bandeiras azuis, melhores acessibilidades, maior qualidade das águas e mais segurança, o Verão de Matosinhos promete ser mais azul.

A Câmara Municipal de Matosinhos, com a colaboração da ESAD - Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, lançou em Junho a campanha "MATOSINHOS + AZUL". Esta campanha de comunicação, concebida e desenvolvida pela ESAD, está a "pintar a cidade de azul". Com bandeiras, outdoors, mupis e folhetos a espalhados pela cidade, Matosinhos está a viver um "Verão azul".

O objectivo desta campanha é transformar a imagem de uma das zonas mais importantes da cidade - a Orla Costeira. Esta faixa marítima, que esteve tanto tempo deixada ao esquecimento, mas que encerra um imenso potencial, tem agora 9 bandeiras azuis. Significa isto que a Orla Costeira reúne actualmente as condições necessárias para garantir a qualidade das suas águas, novas acessibilidades, parques de estacionamento, áreas dunares conservadas, um percurso em passadiço, uma ciclovia, ribeiras valorizadas ambientalmente e sinalética informativa e direccional específica.

Esta campanha de comunicação pretende criar uma marca que reflicta a personalidade da Orla: ali existe uma forma de viver, de sentir, de fazer as coisas; ali existe uma história particular, desde sempre ligada ao mar; ali existe um imenso potencial que todos os cidadãos são agora convidados a conhecer.

Este é, aliás, o motivo pelo qual os protagonistas da campanha são as pessoas que participam no projecto: desde o pescador, ao funcionário da autarquia, aos estudantes da ESAD, aos nadadores-salvadores, futebolistas do clube local, surfistas, etc..

A renovação completa desta faixa litoral faz parte do Plano de Requalificação da Orla Costeira "Matosinhos Mar", servido pela maior candidatura aos fundos comunitários em todo o país, que está em marcha desde 2007 e que será concluído com a obra da marginal entre o Cabo do Mundo e Angeiras, também já aprovada.

A Câmara Municipal de Matosinhos envolveu a ESAD neste ambicioso projecto de requalificação costeira, que visa optimizar 12 quilómetros de praias.

Numa primeira fase, a ESAD realizou o levantamento, investigação e análise da Orla Costeira. E a partir daí pensou um estilo de vida para este novo espaço, que se traduz na criação da logo-marca "Matosinhos Mar". Com base nos dados recolhidos e nas necessidades identificadas, a ESAD criou todo o sistema de comunicação, sinalética e animação da Orla Costeira, aplicado nas praias, na estrada e no passadiço.

Entretanto, fruto de uma parceria entre a Câmara, a Autoridade Marítima do Norte e a ESAD, foi criado o Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos, cabendo à escola a realização da comunicação e criação da marca e a concepção de uma Torre de Vigia. Estes projectos estão neste momento em fase de produção e implementação.

Em paralelo, a comunidade escolar da ESAD foi também chamada a participar, resultando na integração em projectos académicos dos alunos dos cursos de Design de Comunicação e Produto, Joalharia e Multimédia.

Matosinhos é hoje laboratório de renovação costeira. O objectivo final deste projecto é ornar a Orla Costeira de Matosinhos mais apelativa para o turismo, ao mesmo tempo que se promove a qualidade de vida dos matosinhenses.

0 comentários: